SÓ QUERIA ENTENDER – I
                        Fernando Alberto Salinas Couto

Luizinho aproxima-se da sua mãe e pergunta:
- Mamãe, eu ouvi dizer que CPI é Comissão Parlamentar de Inquérito e queria saber pra que serve...
- Ora meu filho, pra investigar, julgar, condenar ou absolver e, na primeira hipótese, fixar penas, para aqueles políticos que fazem coisas erradas ou ilegais...
Depois de pensar, alguns minutos, Luizinho volta a perguntar:
- Se eu roubar uma pasta do professor e for surpreendido, na rua,
é verdade que posso ser detido pela polícia, ser indiciado, julgado pela Justiça, condenado e preso ou internado na casa do menor, expulso da escola e talvez não consiga, jamais matricular-me em outra escola?
- Claro...sua atitude seria criminosa e prisão em flagrante, dá cadeia.
- Mas e se algum colega tiver feito o crime, escondendo a pasta na minha mochila?
- Será condenado também, pois enquanto houver dúvidas sobre sua honestidade será indigno de ocupar o lugar de um bom aluno e, muito menos, de usufruir de despesas públicas.
O menino recolhe-se ao seu quarto e, depois de 5 minutos, retorna:
- Mãe...e se a senhora ou o papai e meus amigos me julgarem inocente?
- Ora, se o erro for seu, todos nós seríamos suspeitos e, certamente, não poderíamos ser nem testemunhas!
- Então me explica: “Um crime feito por políticos, pode ser investigado, julgado e punido ou não, pelos próprios políticos?
- Não sei filho? Por favor, você não tem idade para entender essas coisas.
- Acho que nem a senhora...rsrsrs
O silêncio volta àquele lar, até que o menino volta a perguntar:
- Mamãe, dizem que esses caras ganham um salário altíssimo (injustificável) e quando participam dessas CPIs, ganham mais ainda, mesmo que não resolvam nada! É verdade?
A mãe perde a paciência e grita:
- Luizinho, tenho muito que fazer e você deve estudar, para depois dormir. Chega!
- Desculpe mamãe...”só queria entender”!

                                     SP – 06/12/12




    0128.gif
Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 07/12/2012
Reeditado em 07/12/2012
Código do texto: T4024183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.