É assim que as coisas são

Vi um novo comercial na televisão: “É assim que as coisas são”. Será que as coisas são assim mesmo? Um homem só pode se aproximar de uma mulher com “segundas” intenções? Será que o velho slogan “Ter um amigo é ter um tesouro” já ficou ultrapassado?

Afirmo que não. Tenho plena convicção, embora saiba que são poucos os casos, que pode, sim, haver uma amizade verdadeira entre um homem e uma mulher. Afinal, tem certas coisas que um homem não “pode” (sob risco de ser ridicularizado) confidenciar com outro homem, mas é muito mais fácil compartilhar com uma mulher (e vice-versa). Coisas que, por ser mulher, ela pode compreender com mais facilidade, pois tem uma sensibilidade característica, e com mais propriedade, pode fornecer valiosos conselhos que, se forem seguidos, ajudam um homem a lidar melhor com a situação.

Porém, o que vemos nessa propaganda, é um ataque ao verdadeiro sentimento de amizade entre homem/mulher. A TV está colocando em nossas cabeças, principalmente nas dos nossos adolescentes que são, naturalmente, os mais atingidos, que um homem só pode se aproximar de uma mulher com a intenção de ... (bem, vocês sabem do quê). Tenta nos rebaixar a uma categoria abaixo de animais irracionais, cujo único objetivo, ao ver uma fêmea, é sexo (vale lembrar que os animais só “pensam” em sexo quando estão no cio). Tenta desvirtualizar e tornar mentirosos todos os livros, textos, poemas escritos, cujo tema é “amizade”. Tenta dizer que Vinícius de Morais, ao escrever “... sobreviveria se perdesse meus amores, mas morreria se perdesse meus amigos...” estava apenas brincando com as palavras e escrevendo um poema inverossímil.

Ainda acredito na amizade e, para mim, a amizade transcende fronteiras, raça, religião, idade e “gênero”. Pergunto aos fabricantes desse produto: será que é preciso ir tão baixo para vender um pouco mais? Será que o seu produto é tão ruim assim que é preciso uma apelação tão ridícula? Bem, não posso deixar de mencionar que a propaganda conseguiu chamar minha atenção (infelizmente) por fazer uma campanha contra a amizade. Sorte deles que nem consigo lembrar qual é a marca do refrigerante, ou nunca mais o compraria. Esses pobres seres que, ao que parece, nunca tiveram o privilégio de desfrutar de uma amizade verdadeira com alguém do sexo oposto, devem ser pessoas frustradas, infelizes, pois não são capazes de cultivar uma amizade com sua própria companheira, namorada, noiva, esposa. Desconhecem que um relacionamento amoroso só sobrevive se houver uma grande amizade entre os dois.

Graças a Deus, posso dizer que tenho alguns amigos homens, e tenho algumas amigas também. Homem, mulher, criança, branco, negro, índio... todos necessitamos de amigos de verdade. É assim que as coisas são.

Délcio Mores
Enviado por Délcio Mores em 12/03/2007
Código do texto: T409734
Classificação de conteúdo: seguro