(imagem google)


Carnaval, Alegria de Poucos, Ilusão de Muitos


 
Carnaval, fábrica da alegria que contagia! O mundo para, o povo esquece as dores, as mágoas, as decepções, as frustrações, os pacotes do governo, as contas a pagar, os impostos do início do ano, as matrículas escolares, etc. Ao ritmo das caixas de guerra, surdos, repiques, chocalhos, tamborins, cuícas, agogôs, reco-recos e pandeiros cada pessoa intimamente é o destaque dessa festa espetacular; é o rio que extravasa as emoções até então contidas. Máscaras se sobrepõem e contam histórias e lendas em luxuosas fantasias assim como simples pierrots, malandros e saltitantes arlequins e colombinas, literalmente falando, as utilizam para reencontrar a alegria e otimismo ainda que efêmeros. Assim como são passageiros os sonhos daqueles foliões que embarcam nesse trem alegórico e ilusório, na ânsia de extravasar seus desejos, momentos de alegria e prazer, num palco onde vale tudo, sem regras aos participantes, como a justificar suas faltas e carências, ultrapassando as barreiras do bom senso, do pudor , da moral e da ética. Famosos alimentam sonhos e a auto estima de seus inocentes seguidores. É hora dos abraços, dos beijos, dos amassos, do sexo casual, do consumo de álcool e tudo que leva ao caos físico, psico e moral. Autoridades advertem mas permitem e estimulam as condutas não recomendáveis porque o que se vê são os lucros estrondosos no final da festa e os cifrões garantidos enquanto a massa cinzenta trabalha e arquiteta novos planos que serão enfiados nas goelas anestesiadas. A ordem é ser feliz, até quarta-feira de cinzas, quando o ano realmente começa, com todos os seus encargos reais. E o que vai se levar para todo o resto são as consequências, geralmente do que se fez de errado, o saldo por vezes negativo, na maioria dos casos. A história se repete e o esquecimento é um fator preponderante para que a folia do carnaval se perpetue nas veias intrínsecas dessa nossa sociedade consumista e pouco humanista. Estamos perdendo nossos princípios e valores, tão necessários para vivermos de maneira saudável o dom da alegria!