Campininha das Flores

Utilizei o título acima , propositadamente para fazer alusão ao livro, “Campininha das Flores e sua História”, lançado recentemente (2010) em Campinas pelo Instituto Cultural José Mendonça Teles. Fruto da memória e da verve de escritores famosos de nossa sociedade , e, também, da recordação e de depoimentos de antigos moradores desse bairro/cidade, deram real significância a essa apoteótica obra.

Ao ler e reler este extraordinário livro, voltei no tempo e pude constatar a importância e veracidade do que nele está escrito, pois no ano de 1956 viera de Jataí, atendendo ao convite de um tio meu, para residir em Campinas. Não me recordo do número, mas sei que era no início da 24 de Outubro no sentido, Campinas/Goiânia. Relembro da Praça Coronel Joaquim Lúcio , que se não me falha a memória, era o ponto final das jardineiras, leia-se transporte coletivo, que trafegavam pela urbe. Relembro ainda de uma mulher no volante de uma dessas jardineiras, muito simpática e atenciosa com todos que utilizavam daquele tipo de transporte. Outro acontecimento que não me sai da memória , foi quando fui assistir, em compania de Dona Maria(futura presidenta do Instituto dos Cegos de Goiânia), ao filme “Depois do Vendaval”, estrelado por John Waine e Maureen O’Hara entre outros, no Cine Campinas. Como na época não existia televisão, assistir filmes para mim, que tinha completado l3 anos, era algo assim de extraordinário. Desta feita residi somente um ano em Campinas, retornando à casa paterna em Jataí.

Depois em 1967, voltei e fui residir no Bairro Jardim América, aliás, de boas recordações. Contando já com meus 25 anos, matriculei-me na Escola do Professor Rubens, em Campinas, onde estudei por um ano. Relembro, nessa época, que quando tinha dinheiro ia para a escola de ônibus, quando não tinha o bom metal, ia de pé sofrendo e submetendo-me às agruras dos lamaçais, principalmente porque no trajeto quase não havia o asfalto. Relembro ainda que foi nesse tempo que o zagueiro, Jesmar do Goiânia Futebol Clube me levara para treinar nesse clube famoso do futebol goiano, onde permaneci por pouco tempo. Só não fiquei porque o treinador, um Uruguaio, de quem não me recordo o nome, gostava de gritar muito e eu não conseguia assimilar seus gritos.A curiosidade dessa minha passagem pelo Goiânia era que tanto o José Carlos(titular da posição), conhecido como Carlinhos, como eu,(seu reserva), somos nascidos na cidade de Rio Verde em Goiás, muito embora, naquela época, residisse em Jataí.

Pois bem, chega de divagações, o importante mesmo é esse livro referenciado acima que fala da gênese do Bairro, das pessoas também pioneiras que vieram de várias partes do país, muitas com ilustração de fotos, enfatizando, com muita propriedade, a importância dos pioneiros imigrantes,sírios-libaneses que muito fizeram pela história socioeconômica de Campinas e Goiânia de modo geral. Por tudo isso, e por me fazer recordar também de fatos antigos da minha vivência na Campininha, recomendo pois esta obra fantástica à todos os goianos, e gente de outros estados, que de uma maneira ou de outras, tiveram e tem, como eu, alguma relação com Campinas/Goiânia.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 15/02/2013
Reeditado em 17/02/2013
Código do texto: T4142287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.