19 de março-Dia de São José

Dia de experiência para o cearense que tem como patrono do estado este homem justo a quem Deus confiou a paternidade responsável, do seu Filho Jesus, O Salvador, aqui na terra.

Dia do esposo de Maria de Nazaré, a virgem escolhida entre todas as jovens da casa de Davi para cooperar com o Plano Salvífico da humanidade.
Que alegria para todos nós, especialmente para os moradores da zona rural! Amanheceu chovendo! É garantia de um bom inverno.

De enxada ao ombro e cabaça a tiracolo, o trabalhador rural, acompanhado da esposa e dos filhos se dirigem ao seu pedaço de chão já destocado e aceirado, pronto para receber no ventre a semente para germinar.

Sorridente cava a terra enquanto a família vai depositando manualmente os grãos e cobrindo-os com ajuda de um dos pés.

Com voz desafinada a mulher muito feliz inicia o bendito do santo e os demais a acompanham errando um pé aqui outro acolá. Mas não importa se não cantam como o compositor do mesmo o escreveu. Para Deus e para São José o que vale é a intenção, é a oração de louvor de agradecimento pelo reconhecimento da dádiva da chuva benfazeja.

A chuva é calma, sem relâmpagos, sem trovões, é um hino de paz. Os que não vão à roça ficam em casa a observar através da janela ou da vidraça o espetáculo da natureza. É feriado e alguns aproveitam para descansar, dormindo um pouco mais ou permanecendo deitados enquanto ouvem a sinfonia da chuva. É gostoso ouvir o som dos pingos d’água que caem cadenciadamente no telhado.

Mas há os que são católicos, por tradição ou praticantes, que agasalhados, protegidos pelo guarda chuva, se não possuem carro, se dirigem cedinho à Igreja para participarem da missa do Pai adotivo, do pai nutrício de Jesus. É dia Santo no nosso calendário. Afinal quem entre os homens foi mais obediente à Deus que José , o carpinteiro? Quem seria capaz naquela época de assumir uma jovem engravidada por outrem? Quem assumiria um filho de outro como seu?Quem acreditaria na palavra de um anjo sem protestar?Quem correria todos os riscos para proteger uma mulher que não teve o direito de possuí-la e seu filho por obediência ao que estava escrito por seus antepassados?

É difícil! Os Doutores da Lei, os fariseus, os saduceus, todos que esperavam o Messias não acreditaram.

Deus escolhe realmente os simples, os humildes e os capacita para suas missões.

São José, o homem de fé, o justo, o santo, o esposo de Maria, o pai de Jesus merece nossa devoção. Devemos nos espelhar nele como exemplo de esposo, de pai presente, de chefe da família, de homem trabalhador, de filho obediente do Pai e de educador. Com ele aprendemos a odediência à vontade de Deus e o silêncio que nos leva a rezar , a refletir e a bem agir.

Em muitas capelas da zona rural aqui na nossa paróquia é o dia do encerramento festivo da novena ou do exercício de São José. Há celebrações de missas, leilões em homenagem ao Santo e em cumprimento de promessas por graças alcançadas.

O bom esposo de Maria é padroeiro da Igreja, da Família , dos casamentos; só ele é capaz de facilitar o desencalhe das titias lhes conseguindo um bom noivo, um rapaz à sua semelhança.

Peçamos a ele que interceda junto à Trindade Santa pelo povo pecador, pelos governantes, pela Igreja, pelo êxito da Campanha da Fraternidade que deseja minorar os problemas enfrentados pelo povo da Amazônia, do Brasil e do mundo inteiro que sofre a reação da ação destruidora da natureza especialmente ali naquela região, o éden dos dias atuais.
Imploremos que interceda pelas famílias que hoje são bombardeadas por tantos contra valores e na maioria são desestruturadas e já não são santuário de vida e Igreja doméstica, educando seus filhos para a vida e para Deus.