AS PERIPÉCIAS DE UM COBRADOR ARRETADO!

Esta figura do sertão nordestino, trabalhara como cobrador em uma empresa de transportes, dai ganhara o epelido de seu Eustácio cobrador. Em 15 anos de empresa, nunca deixara de receber uma só passagem, e disso vangloriava-se, por ser o melhor cobrador da região!

Certo dia cansado de tanto trabalhar para os outros resolveu comprar um fusca, logo, seu novo instrumento de trabalho, o FUSCA-TÁXI, em seu primeiro dia, aguradava clientes.

Lá pelas dez da manhã, aparece uma mulher a seu Eustácio.

-Leva-me no mercado ligeiro! Pediu ela

-Ôxe, rumbora! disse de prontidão seu Eustácio.

Seguiram viagem. O mercado era pertinho e de lá chegando, a mulher entrou logo em casa e seu Eustácio ficou na porta.

Quando viu, a mulher lhe perguntou.

-E o que foi?

-10 real, mais a minha gorgeta! Ele respondeu.

-Isso é o cúmulo! Não vou pagar! Disse a mulher.

-Cúmilo? Que cúmilo? Isso não é cúmilo nenhum, eu só estou cobrando meu trabaio! Rumbora, me pague logo! Apelava ele.

-Não pago, não pago e acabou-se! E se quiser, fique ai fora o dia todo, que eu não vou pagar nada! Rosnou a mulher irritada.

-Pois eu fico mermo! Retrucou Eustácio.

E nesse rojão, seu Eustácio cobrador ficara do lado de fora, no meio da rua.

Passaram algumas horas, quando, da janela da casa, observava dona Maria, a mulher a quem ele cobrava. Saiu a porta, chamou Eustácio e disse.

-Eustácio, Eustácio, entre logo pra dentro de casa e deixe de arruaça que os vizinho tão tudo olhando! Bora homi! Já é hora do almoço, eu fiz buxada e os meninos tão aperriano porque você ainda não entrou!

Seu Eustácio cobrador, coçando a cabeça, sentindo a fome ao ouvir que a esposa tinha feito buxada, saiu do Fusca-táxi, entrou dentro de casa e disse.

-Eu vou entrar porque eu tô com fome! Mas amanhã tú me paga Maria, há se paga!

Silere Tacere
Enviado por Silere Tacere em 19/03/2013
Código do texto: T4196671
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.