QUARESMA

Tempo de jejum e abstinência. Mas o que significa isto para os católicos? Para uma grande maioria, jejum significa fazer três refeições ao dia, e abstinência, não comer carne. Carne que irá alimentar o nosso corpo. Talvez a abstinência mais importante fosse a da carne que já se encontra em nossa boca, que distribui muitas vezes a discórdia nos seios das famílias, gerando os conflitos sociais. Talvez estejamos necessitando mais da abstinência da língua que muitas vezes através da inveja, da cobiça, da ambição, envenena o corpo, a alma e contamina as famílias. Seria bom que todos os dias procurássemos fazer uma reflexão da quantidade de veneno que jogamos através deste pequeno pedaço de carne nos nossos colegas, contaminando as famílias, pela nossa incompetência, e na maioria das vezes pela nossa inveja e egoísmo, que não admitimos, e ao invés de contribuirmos para uma sociedade mais justa, levamos a discórdia e a infelicidade de pequenos grupos, por falta desta abstinência. Não querendo aqui esquecer o que ensina a Igreja, mas refletindo sobre as nossas (falta de) ações.

Tarcízio Leite.

TARCÍZIO LEITE
Enviado por TARCÍZIO LEITE em 30/03/2013
Reeditado em 11/02/2016
Código do texto: T4214782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.