Análise do texto Gentleman de Penélope Lsteak

O GENTLEMAN

1Um homem para me encantar
2Tem que ter educação ao falar,
3Elegância no modo de andar,
4Classe no modo de se portar.
5Grosseria não me atrai.
6Um macho para me agradar
7Precisa ter a fartar:
8A graça de um menino,
9A sensualidade no amar.
10Educação tem que ter
11Para meu poder ser.
12Então, se te escolhi deve ser
13Culto, inteligente.
14Seu vocabulário deve saber dosar
15Palavras chulas;grosseiras não
16deve usar!
17Improvável que eu fique
18com quem não me respeitar,
19Se for truculento e me maltratar.
20Com alguém que me faça feliz vou ficar.
21Vou mesmo, na boa! Sou livre!
22Não tenho amarras! E se você
23tem a pretensão de ser escolhido, modere
24seu vocabulário, sua postura; afinal,
25até meus serviçais (apesar da falta de
26conhecimento e cultura) se portam
27bem melhor e com mais lisura.
28Eu opto sempre pela boa educação
29e respeito e isso eles têm de sobra;
30além do porte físico invejável
31E será que se acha tão assim perfeito?
32Já se olhou no espelho? Segundo um amigo,
33tudo é uma troca. Te darei o que você me der.
34Não esqueça gentileza gera gentileza e
35Grosseria gera distância...assimilou?

Penélope Lsteak
I - LEITURA VISUAL

O poema da minha querida amiga e poetisa Penélope Lsteak é um poema monostrófico ( tem apenas uma estrofe) cuja estrofe é irregular ( possui mais de dez versos). Ele tem trinta e cinco versos. Escrito em versificação livre ( cada verso tem a quantidade de sílabas métricas diferentes) e há interação entre os tipos de rimas.
II - CLASSIFICAÇÃO DAS RIMAS
a) versos monorrímicos = versos em que há um só tipo de rimas; no caso do poemas é AR.
“Um homem para me encantar
Tem que ter educação ao falar,
Elegância no modo de andar,
Classe no modo de se portar.”

b) rimas emparelhadas = rimas ocorrendo paralelamente
“Um macho para me agradar
Precisa ter a fartar:
A graça de um menino,
A sensualidade no amar.
Educação tem que ter
Para meu poder ser.”

“Improvável que eu fique
com quem não me respeitar,
Se for truculento e me maltratar.”

c) versos brancos = versos sem rimas.

“....E se vocêtem a pretensão de ser escolhido, modere
seu vocabulário, sua postura; afinal,
até meus serviçais (apesar da falta de
conhecimento e cultura) se portam
bem melhor e com mais lisura.
Eu opto sempre pela boa educação
e respeito e isso eles têm de sobra;
além do porte físico invejável.
E será que se acha tão assim perfeito?
Já se olhou no espelho? Segundo um amigo,
Tudo é uma troca. Te darei o que você me der.
Não esqueça gentileza gera gentileza e
Grosseria gera distância...assimilou?”

d) rimas misturadas ou deslocadas = são as que não seguem a esquematização regular

“Um macho para me agradar
Precisa ter a fartar:
A graça de um menino,
A sensualidade no amar.
Educação tem que ter
Para meu poder ser.”

e) rimas pobres = são rimas que pertencem às mesmas classes gramaticais. No caso do poema analisado as palavras que rimas são verbos da primeira conjugação ( terminado em AR)empregados no infinitivo; exceto no décimo e décimo primeiro versos, onde os versos pertencem à segunda conjugação ( terminado em ER).

III - ENCADEAMENTO = é a continuação da frase de um verso no verso seguinte.
“Um macho para me agradar
Precisa ter a fartar:”

“Não tenho amarras! E se você
tem a pretensão de ser escolhido, modere...”

IV - TEXTO CONFESSIONAL = é um texto onde o autor dele se expõe, falando sobre si mesmo e/ou o seu ponto de vista. Por causa disto mesmo, o texto é escrito na primeira pessoa do discurso ( eu/nós).

“Um homem para me encantar”
“Eu opto sempre pela boa educação”

V - ESTUDANDO O POEMA
O Poema pode ser dividido em sete partes, a saber:
a) Na primeira a poetisa coloca os atributos que um homem deve ter para encantá-la.
“Um homem para me encantar
Tem que ter educação ao falar,
Elegância no modo de andar,
Classe no modo de se portar.
Grosseria não me atrai.”
b) O homem aqui adquire um atributo animal(macho) acompanhado de inocência(menino) e sensualidade. Há aqui uma antítese(ideias contrarias) que o instinto sexual animal (macho) com a inocência infantil (a graça de um menino).
“Um macho para me agradar
Precisa ter a fartar:
A graça de um menino,
A sensualidade no amar.
Educação tem que ter
Para meu poder ser.”
c) Se a poetisa tem o escolhido é porque ela o considera inteligente e este deve se moldar às características de seleção feita pela autora do texto.
“ Então, se te escolhi deve ser
Culto, inteligente.
Seu vocabulário deve saber dosar
Palavras chulas; grosseiras não
deve usar!”
d) Os critérios para que o pretendente seja recusado pela poetisa.
Improvável que eu fique
com quem não me respeitar,
Se for truculento e me maltratar.”
e) Homem deve aceitar a liberdade da poetisa e não prendê-la. A autora tem compromisso mesmo é com a felicidade.
“Com alguém que me faça feliz vou ficar.
Vou mesmo, na boa! Sou livre!
Não tenho amarras! ...”
f) O pretendente de ser educação e ter um porte físico “sarado”, “invejável”, nada de gordo, gente barriguda e por aí vai.

“E se você tem a pretensão de ser escolhido, modere
seu vocabulário, sua postura; afinal,
até meus serviçais (apesar da falta de
conhecimento e cultura) se portam
bem melhor e com mais lisura.
Eu opto sempre pela boa educação
e respeito e isso eles têm de sobra;
além do porte físico invejável.”

g ) “Cada ação corresponde a uma reação.” “Tudo é troca.” A grosseria é o motivo principal que porá fim ao relacionamento.

“E será que se acha tão assim perfeito?
Já se olhou no espelho? Segundo um amigo,
Tudo é uma troca. Te darei o que você me der.
Não esqueça gentileza gera gentileza e
Grosseria gera distância...assimilou?”

Análise literária feita pelo Filho da poetisa

P.S.: Se me excedi na questão de espaço, peço mil perdões...
Penélope Lsteak
Enviado por Penélope Lsteak em 04/04/2013
Código do texto: T4223943
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