Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CRÔNICAS CARIOCAS - CAMINHOS E MANHÃS

TEXTO EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DOS TÉCNICOS QUÍMICOS DA TRANSPETRO EM 08/10/2012

CAMINHOS E MANHÃS


"Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo os meus passos no chão"
                                                        Kiko Zambianchi inPrimeiros Erros



Prezados, queridos e demais afetos,

  Toda manhã, ao chegar no Terminal, percorro um caminho de exatos 1000 m que  separa a área ADM ao Laboratório. É um caminho pedregoso, cheio de paralelepípedos, invariavelmente úmido e entremeado por antigas linhas de trem que escondem um passado ferrroviário do Terminal, ou melhor, de antes dele existir. Não é um caminho, digamos assim, de extrema beleza; há apenas os quero-queros gralhando alto para proteger a prole e muitos outros pássaros que, na ausência de predadores, povoam o TA Santos. Há também saruês e capivaras, mas estes são mais raros de avistar...

  Porém, o último quarto desta caminhada diária é, talvez, o mais interessante desta trajetória: já no Pier, faço-o andando sobre as águas e  a paisagem, como um todo, também não tem nada de especial. Não tem o mágico encontro do rio com o mar de Cabedelo, um verde-azul difícil de esquecer para quem já teve o privilégio de estar por lá; tampouco as águas escuras e lamacentas do estuário de Santos lembram o verde cristalino do mar de Suape, à beira de seu infinito quebra-mar. Não tem a tranqüilidade osbraniana de Uberlândia, com  um silêncio ensudercedor, nem mesmo a vista gloriosa da Ilha Bela a partir de São Sebastião.
  Também não dá pra fazer, em Santos, como fiz na Ilha d'Água, logo após o almoço em Falcônica presença: uma caminhada de 360° e contemplar a Baía de Guanabara, fazendo-me lembrar de Caetano em "O Estrangeiro":

"Baía de Guanabara,
E eu menos a conhecera mais a amara?
Sou cego de tanto vê-la, te tanto tê-la estrela
O que é uma coisa bela? "

 Mas, é o meu caminho, e é em cada manhã que o faço. Muitas vezes pego carona e venho motorizado, mas na maioria das vezes eu prefiro fazê-lo à pé, são 15 minutos de reflexão nos cerca de 1200 passos contados entre o ADM e o LABSAN. Esse quilômetro me faz recordar de muitas coisas e refletir em outras e, especialmente hoje, a lembrança veio de uma outra segunda-feira, 8 de outubro de 2007, há exatos 5 anos, quando nos encontramos no mezanino do South American Copacabana: Eram 40 almas sendo apresentadas à empresa, uns aos outros e, principalmente, a si mesmo. Recordo-me das tardes ócio-filosóficas em Copa quando discutia com Gigio Geovane: "Daqui a 5 anos, quantos de nós ainda estarão na empresa?..." Pois é, esses 60 meses se passaram e aqui estamos nós, vivendo cada caminho, em cada manhã.

 Minha mensagem de aniversário à melhor TQP do mundo (do mundo!) é que nada acontece por acaso e se há algum "erro" na letra do Zambianchi, é que nosso destino pertence, sim, a alguém (no meu caso, ao Papai do Céu) e creio que, se ainda estamos por aqui, é que temos algo muito bom a realizar para a empresa e para nós mesmos, coletiva e individualmente.

 Não foi por acaso que nos encontramos, desde Edu cearense-belenense até os gaúchos Markowski, Wilfred e Kerber, mais conhecido como Branco-Alto); passando por Rafael e Cherubino, goianos por adoção.

 Não é por acaso que ainda permanecemos juntos; pois algo muito forte nos une desde aquela manhã da primavera de 2007.

PARABÉNS A TODOS DA MELHOR TURMA DE TÉCNICOS QUÍMICOS DE PETRÓLEO DO MUNDO !

abraço a quem de abraço
beijo a quem de beijo
e quem quiser os dois, que fique à vontade...


Marcelo Lopes
Téc. Químico de Petróleo Pleno

Terminal Aquaviário de Santos
Laboratório de Controle da Qualidade
Petróleo, Derivados e Biocombustíveis
Tel.: (13) 3014-6335/6336/6337 Rota: 854
Cel.: (13) 9200-7210
marcelojlopes@petrobras.com.br Chave: TDOL
--------------------------------------------------
Rua Dr. Albert Schweitzer, 197 - Alemoa
11095-520 - Santos - SP

Marcelo Lopes
Enviado por Marcelo Lopes em 29/05/2013
Reeditado em 29/05/2013
Código do texto: T4315367
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcelo Lopes
Guarujá - São Paulo - Brasil, 50 anos
480 textos (47206 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/10/19 10:59)
Marcelo Lopes