Um fio, a folha, o tempo...

Quase nada se explica. Sim, não há precedentes ao longo da história para tal movimento. Não, nada tem a ver com a ‘comuna de paris’, eram tempos diferentes, ideologias diferentes, assim como os protestos de ‘68’, também na França, ou mesmo o que por aqui andou no mesmo 68 em são Paulo, ou qualquer outro de que se tenha referencia. Não, não há explicação lógica, acadêmica, seja qual for, ou que mais possa se pensar...

Nada do que por ai se publicou, creio, chegou perto talvez de tudo o que possa ser o movimento – a carga em cima da tarifa dos ônibus foi apenas um plus – sim, apenas um diferencial somado aos inúmeros desencantos que a população em geral vem colhendo, não apenas nos últimos anos, mais ao longo de toda uma vida, com alguns arremedos de atendimento social aqui e ali...

Alguma ajuda veio a surtir com os ajustamentos econômicos nesses últimos 10 ou 15 anos, sim, devemos reconhecer que sim, mas muito aquém para atender as necessidades de um todo, principalmente quando escamoteados por uma refinada e persistente vazão de verbas pelos meandros mais sórdidos, envolvendo justamente aqueles de deveriam trabalhar para o chamado ‘bem-estar’ social, em vez disso, promoveram então, somente o próprio bem-estar, socializando entre os felizardos toda sorte de mordomias, enquanto as castas inferiores, bem podem chamar assim, pagam todas as contas...

Sim, alguns poderam torcer o nariz com a quantidade de remediados a freqüentar os mais tradicionais pontos de consumo, tomando vez e lugar desses refinados.

Sim, alguns poderam se queixar que o transito tornou-se um duelo medieval, pois a quantidade de carros ultrapassa há décadas o suporte viário que temos em quase todas as cidades...

Pode-se tecer longas laudas a respeito de tantas mazelas, da saúde, a segurança pública, se bem que essas, crêem que nem o ‘criador’ arrumaria de uma hora para outra... Brincadeiras á parte, talvez ele resolvesse num leve suspiro... Mas a trilha é ainda maior se enfocarmos educação, trabalho, alimentação etc...

Contudo, a razão de tudo isso ai em cima, ainda é o movimento, e, se em algum momento houver alguma explicação, talvez seja não apenas a junção de todos esses fatos, mais os desmandos políticos do passado, como também essa escarnecida corrupção que advém desde que fomos achados por ‘Cabral’, tornados vice-reino, depois independentes por ‘Pedro’, após tudo, republicanos por Deodoro, congraçando-se em todos os meandros da sociedade... Alguma coisa nova surgiu no ar...

Primeiro sintoma dessa mudança veio com ‘Francisco’ e o seu jeito simples de ser...

Segundo sintoma foi o toque apartidário...

Terceiro toque foi que a primeira gleba de reclamantes, enquanto sobre a passagem de ônibus, foram provavelmente pessoas que talvez menos gastem com o próprio...

Quarto toque foi à unicidade surgida nos diversos setores sociais para o movimento, sua conseqüente discussão, elevando essa mesma discussão para outros parâmetros, possibilitando que todas as faixas dessa mesma sociedade pudessem se envolver na discussão política do momento...

Quinto toque é a abertura para mais movimentos apolíticos, mas voltados diretamente ao interesse da grande maioria, seja no que tange a emprego, educação, segurança, inflação, alimentação, saúde, transporte, em um desenvolvimento cada vez mais sustentado, e acima de tudo melhor organizado, pois há muito que necessitamos de uma melhor infra-estrutura...

Sexto toque está inteiramente ligado a reflexão, pois este é um excelente momento para melhor enxergar tudo o que está a nossa volta, de repente, tornar a vida um tanto mais simples, calcada em maior respeito tanto ao próximo como a si mesmo...

De certa feita, lá pelo começo da década de 80, ainda na faculdade de comunicação social, um palestrante de uma grande agencia, ao apresentar uma campanha, falou sobre a simplicidade da idéia, e que, invariavelmente, as grandes idéias são assim, simples, citou inclusive várias invenções que surgiram de conceitos simples... Bem, a simplicidade da idéia, foi o fator que sempre acompanhei ao longo dos mais de 20 anos que trabalhei em propaganda, bem como, norteie o meu modo de ser... Acredito que seja o mesmo mote de agora. Abraçar essa idéia fica a critério de cada um. Cada um sabe o que esperar de sua vida...

O meu desejo é que todos fiquem bem...

21.07.2013

Peixão
Enviado por Peixão em 21/07/2013
Reeditado em 11/04/2015
Código do texto: T4398167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.