VOCÊ SABE O QUE É "SONEGÔMETRO"?

Quarta-Feira, 25 de Setembro de 2013

VOCÊ SABE O QUE É "SONEGÔMETRO" ?

"Sonegômetro" - Este é o novo termo para mostrar a quanto anda a sonegação em nosso país, o Brasil.

Um levantamento efetuado pelo SINPROFA - Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional - dá conta de que a sonegação fiscal brasileira anda em patamares estratosféricos, cujo valor já ultrapassa a mais de R$300.000.000.000,00 (trezentos bilhões de reais), até este mês, o que implicará até o final do ano em cerca de R$4l5.000.000.000,00 (quatrocentos e quinze bilhões de reais), de impostos sonegados, que corresponde o valor de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O que espanta numa notícia como essa é saber desse fato por quem o denuncia. Haja vista que a fiscalização se destina a coibir e proibir tais procedimentos e, ao mesmo tempo, fazer a fiscalização e levantar os valores sonegados pelos contribuintes, promovendo a autuação deles e os respectivos recolhimentos dos referidos tributos sonegados.

E o que impressiona mais é saber a que valor alcança a sonegação em nosso país, sabendo-se que tais valores seriam, teoricamente, empregados

em serviços públicos para atender a população em suas necessidades básicas e frequentes. Mas isso não acontece, nós já o sabemos de longa data.

Um outro fato é saber da corrupção que está estabelecida no ambiente público brasileiro, onde a maior parte dos recursos é desviada, principalmente pelos políticos envolvidos nos orçamentos de todos os projetos públicos voltados para atender a população do país.

Recentemente tivemos o resultado do porquê desse país estar envolvido em corrupção até o pescoço. O STF aceitou o recurso dos mensaleiros, dando-lhes chances de empurrar seus crimes para prazos mais extensos, permitindo-lhes ficarem ainda ilesos de suas penas, o que desagradou quase toda a população brasileira. Isso criou um desalento coletivo no país.

Assim sendo, fica difícil a qualquer cidadão nesse país acreditar em sua Justiça. Pois o que se vê, quase que corriqueiramente, são os infratores escaparem das garras da lei, aproveitando-se do que popularmente chamam de furo na lei, leis estas que são feitas pelo Congresso Nacional e onde, num dia do ano de 1993, o Sr. Lula da Silva, Ex-Presidente da República, dizer que havia lá uns "300 picaretas". Só assim é que podemos saber porque as coisas acontecem dessa forma nesse nosso país.

E a população terá uma grande chance de mudar esse estado de coisas nas eleições de 2014, quando poderá extirpar de lá todos aqueles congressistas que estão envolvidos com a corrupção no Brasil. E, segundo a imprensa noticia com muita regularidade, são muitos. Só assim é que o país poderá entrar nos eixos e se tornar uma nação íntegra.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 26/09/2013
Código do texto: T4498765
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.