Patchwork da Tudi.

Minha avó Tudi, pacientemente recortava, separava, combinava, alinhavava, cingia e pedia para alguém que tivesse máquina dar acabamento em suas colchas de retalho.

Enquanto ouvíamos falar em colchas de matelassê, chenile com franjas ou até seda, o que tínhamos era as colchas de retalho, um dos inúmeros comprovantes visuais de nossa situação financeira.

O quintal dava de frente para a rua, e dia de lavar as cobertas era uma diversão à parte, sempre tinha alguém que olhava. Não posso dizer que sentia vergonha, pois cresci me cobrindo e vendo a família inteira se cobrir com elas, dessa forma era algo normal em nosso dia a dia, não escondíamos as colchas (que eram cobertas) de retalhos, apesar de uma tia sugerir discretamente que as deixássemos secar na lateral da casa.

Lembro-me de vê-la fazendo uma das minhas prediletas. Tenho certeza de que escolhera especialmente os motivos infantis e floridos para me agradar, e conseguiu ! Disse certa vez:

- Gosta agora. Quando crescer nem se lembrará mais destas, só vai querer usar cobertas boas lá da loja.

Não havia nada de pobreza naquilo, pois nada nos faltava, era humildade simplesmente. Vivíamos bem com o que tínhamos, era exatamente daquilo que se precisava para viver. Não, o Luxo também não nos faltava – porque o essencial é que satisfaz.

Mas a$ coisa$ mudaram, teve um tal de madrigal, depois vieram os cobertores peludos, mantas, microfibra, soft, edredons, colchas de linho até de renda, e em nossos guarda-roupas não se acham mais as cobertinhas da Tudi. Quase uma vaga lembrança do tempo em que as coisas eram rústicas, simples e recheadas com a farta e forte presença DELA.

Dia desses fiquei um tempo maior frente à vitrine do Shopping, notando naquele ambiente requintado, uma vitrine que dava destaque a, uma outrora simplória colcha de retalhos, hoje, elegantemente nomeada de "cobre leito - Patchwork".

Não senti vontade de comprar “as cobertas boas lá da loja”, pois o artesanato mais que especial em minha vida, foi aquele alinhavado pelos dedinhos enrugados de minha avó. Qualquer outro seria somente um remendo elegante na memória de uma história tão bem vivida.

Saudades!

Letranda
Enviado por Letranda em 08/10/2013
Reeditado em 08/10/2013
Código do texto: T4516735
Classificação de conteúdo: seguro