Qual a importância do jornalismo?

A questão acima lembra muito a pergunta mais feita na primeira semana de aula do curso. “Por que você quer ser jornalista?” Ambas com respostas semelhantes, que no primeiro semestre fica em: porque gosto de escrever, porque não passei em publicidade ou a mais famosa, porque quero mudar o mundo.

Cada vez mais e mais pessoas entram no curso de jornalismo com esse intuito, mudar o mundo. Quando os semestres vão passando essa vontade muda, conhece a realidade e vê que sua função não vai ser mudar o mundo e sim explicar para todo ele os acontecimentos e fatos da vida real. Percebe-se que se quiser mudar o mundo terá de ter seu próprio meio de comunicação.

A função do jornalista é contar histórias reais, das mais felizes até as mais tristes ou cheias de corrupção. É mostrar para a sociedade o que está acontecendo. Para alguns pode não ser importante, para outros qualquer pessoa pode escrever ou falar sobre isso. Mas no curso aprendemos o quanto temos que ser imparciais, o quanto que temos que segurar nossos sentimentos para não cair em lágrimas quando dar notícias tristes ou xingar alguém pela falcatrua.

Qualquer um pode mesmo escrever uma matéria, mas nem todos conseguem fazê-la e não demonstrar seus sentimentos. Acho que a importância do jornalismo não é comunicar ao mundo as notícias, mas sim poder fazer isso de um modo neutro e imparcial. Ou você gostaria de ver um jornalista narrando um assassinato aos prantos, ou um que goste apenas de MPB fazer uma crítica favorável ao show de axé?

A importância do curso e da profissão é essa, mostrar para o mundo a realidade, seja ela boa ou ruim, do modo mais imparcial e neutro possível.

Por Renata Losilla

(Fiz para participar da Promoção do Dia do Jornalista do IESB.)

chaverinho
Enviado por chaverinho em 19/04/2007
Código do texto: T455675