CRIATIVIDADE
 
Seu conceito resiste a muitas definições, pois a palavra por si mesma se autodefine. Ela existe em função do poder da ideia. Ela pode ser nata ou inata. Cabe a cada individuo descobrir se é criativo ou não. Quanto mais incentivada e cultivada, mais desenvolvida será.
A criatividade é muito importante sob os diversos pontos de vista. E quanto mais criativos, mas se pensa nela. Através dela temos boa percepção e através desta, a criatividade é sempre melhor.
Todos precisam despertar-se para a criatividade até mesmo aquela pessoa que já é uma criadora. Esse despertar está diretamente ligado aas atividades. Quanto mais ampliado este leque, mais ricas são as criações.
Fomos criados à imagem de um Deus criativo. Portanto, temos potencial para criar com abrangência alargando nossas capacidades de resolver problemas, estabelecer estratégias e fazer adaptações.
A criatividade não está restrita ao que é artístico, mas também ela acrescenta um toque pessoal de prazer e alegria, bem assim dispõe a opera mudanças.
O segredo para ser criativo é buscar experiências diferentes. Não é preciso ir atrás de grandes invenções, como os grandes homens do passado. Você pode ser criativo para lidar com mudanças, reduzir custos, aproveitar bem o tempo, apresentar soluções de problemas, lidar com pessoas e situações difíceis, como estimular alguém naquilo que ele tem dificuldades.
Com o tempo, qualquer criador vai desenvolvendo e atingindo seus objetivos.
Ao desenvolver nossa criatividade estamos sujeitos: aos impulsos, aos limites, às críticas, aos bloqueios, aceitação e elogios, etc.
Aplicada em benefício próprio ou de outrem é a chave que destaca alguém do grupo ou seguimento social. Segundo René Descartes quem cria é porque existe.
Em nossos dias o sucesso para ser alcançado, além da competência e dedicação é preciso ser criativo. É a criatividade que tira o profissional da mesmice. Ferramenta que forjou o mundo e está presente em tudo que envolve o ser humano. Graças às pessoas criativas temos tantos inventos, o computador, a caneta esferográfica, a televisão e outros. A criatividade é considerada uma extensão da inteligência. Esta pode ser definida como a capacidade de armazenar manejar adequadamente vasto volume de dados. Vem a criatividade combina esses dados para obter algo novo e útil. O sanduíche foi inventado pelo lorde inglês John Eduard Montague, viciado em bridge, para que não interrompesse o jogo na hora do almoço.
A pessoa que deseja desenvolver a criatividade, não deve sentir-se satisfeita com a primeira idéia que lhe ocorrer; nem se acomodar; deve ser curiosa e buscar novas idéias combinando-as entre si; nunca aceitar bordões, como “isso não vai funcionar”. Sabe-se que o novo sempre assusta e toda idéia precisa quebrar resistências; tenha iniciativa; ouça outros, pois as idéias desenvolvem com a divergência.
A criatividade está ligada ao prazer de pensar. Para quem é criativo, ter uma nova e boa idéia é algo agradável e gratificante. Galileu Galilei defendia se não é possível mudar o mundo com uma idéia, é possível mudar a própria vida. O profissional criativo não se contenta em fazer apenas o que se espera dele. Ele está sempre estimulando seu cérebro. Existe uma revolução em curso no mundo das profissões. Espera-se mais de um profissional hoje do que no passado. E o novo mundo do trabalho não é apenas uma corrida por melhores salários, mas também por desafios. Eles querem ter o prazer de criar uma obra inédita, um produto novo, um experimento científico, algo inédito, numa demonstração de potencial maximizado. Esses profissionais têm possibilidades de serem contratados nas melhores empresas. Fala-se muito que o brasileiro é um povo criativo, mas infelizmente dos países do mundo é um dos que menos registra patentes. No Brasil muitas vezes as boas idéias caem no vazio porque existe muita burocracia que dificulta a efetivação de criatividades e respectivos registros.
Toda criatividade tem uma finalidade, uma justificação pessoal ou não. Ainda que o criador não perceba ou entenda, no primeiro momento, sua aplicação prática, mas a seu tempo descobrirá sua utilidade.
Assim, ao praticar a criatividade estamos explorando o desconhecido. Podemos errar e acertar. O erro também faz parte do poder criativo. À medida que criamos desenvolvemos mais ainda a nossa inteligência, exercitamos nosso cérebro. E como é gostoso aqueles momentos de descobertas, verificação de novas possibilidades e deleites de conhecimentos!
Com a criatividade potencializamos nossas capacidades e ampliamos nossas intenções humanísticas.

 
                                             
Maria Loussa
Enviado por Maria Loussa em 20/11/2013
Código do texto: T4579596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.