O QUE É PONTO ESTRATÉGICO?




Desmembrando a proposição interrogativa transcrevo as definições encontradas em dicionários.

Ponto é relativo a geometria cuja característica principal é a adimensionalidade; sua única propriedade é a posição; intersecção entre duas retas não coincidentes; aquilo que não tem partes; unidade de contagem em jogos ou avaliações; todo sinal que está finalizando uma oração; ponto final.

Estratégico é relativo a estratégia; astucioso; algo bem planejado, bem pensado; é palavra usada para definir como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Originalmente usada em área militar.

Apresentada tais definições passo a expor o porquê desta minha excursão pelos meandros (sinuosidades) dos pontos estratégicos.

Eis que minha mana Izabel trabalha na mesma escola em que eu trabalho, e lá tem instalado em vários pontos câmeras filmadoras. Quando tais equipamentos começaram a ser instalados, ouvíamos brincadeiras de muitos funcionários, no sentido de que precisávamos tomar mais cuidados com nossas reações, visto que estávamos vinte e quatro horas sendo observados, a exemplo de certos programas televisivos.

O fato é que um belo dia D. Izabel saiu-se com a seguinte pergunta:
_ Mana, afinal o que é ponto estratégico?

Eu, rindo-me, expliquei-lhe e perguntei: _ Mas por quê perguntas?

É que a Diretora encarregou-me de ficar nesse ponto a fim de orientar melhor as crianças na hora do recreio. - Apontou-me o local e disse que foi explicado a ela que ali seria um ponto estratégico de observação.

Ainda em tom de dúvida ela confidenciou-me:

_ Acontece que eu estava bem lendo um encarte de venda de uma farmácia e a orietadora passou e disse-me para que saísse daquele local e que pelo menos, procurasse um ponto estratégico quando quisesse distrair-se com leituras!

Só pude rir de uma ingenuidade assim, e pensar no que é o desconhecimento de algo. Então expliquei-lhe melhor a questão da astucia e de se ter bem esclarecida qual a meta e o objetivo do foco da questão.

Afinal o mesmo ponto era estratégico dependendo do ponto de vista.


Madalena de Jesus
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 25/11/2013
Reeditado em 23/09/2016
Código do texto: T4586222
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.