Um homem chamado Brasil

No condomínio das Américas, há um homem que deve ter seus cinqüenta e sete anos*. Possui compromisso sério com a República, mas antes teve um relacionamento duradouro com a monarquia. Esse homem se chama Brasil, que acabou se descuidando, pois ao longo desse relacionamento com a República que possui um sangue democrático, teve um caso extraconjugal com a Ditadura Militar, como o Brasil sofreu nessa relação!. Mas não durou tanto e o casamento com a República foi retomada.

Nesse edifício onde o Brasil mora, que na verdade é um bloco (S), há outros vizinhos, tais como o sr. Uruguai, a sra. Argentina, o sr. Paraguai, a sra. Venezuela. Há também em um bloco mais afastado em que habitam dois homens muito ricos e outro nem tanto, eles fazem parte do Bloco N. Entre eles há um temido homem que prefere ser chamado de tio Sam, que simplesmente se acha o melhor do condomínio, e na verdade o é.

O Sr. Brasil é um homem rico, muito rico, o problema é que ele não sabe gastar o que tem. Sua saúde é delicada, mas mesmo assim ele gasta com outras coisas que não tem muito a ver, além de sua saúde, ele também já foi roubado várias vezes, muitos assaltos e até seqüestro, e nada dele investir na sua segurança. Outro problema que o Brasil enfrenta é com seus inúmeros filhos e filhas, mas uma delas dá mais trabalho, ela se chama Brasília, sua honestidade vai até a melhor oferta de dinheiro, depois disso a filha do homem não garante mais nada. Tem também rivalidade entre inúmeros filhos.

A relação do Brasil com seus vizinhos até que é tranqüila, mas já teve momentos em que precisava separar pra não sair na porrada, como já ocorreu nos primeiros anos da formação do condomínio, mas isso acontece porque eles têm uma sociedade que pretende se fortalecer contra os países do bloco norte e também com um condomínio distante chamado Europa, e com os “companheiros” do conjunto habitacional da Ásia, os ditos americanos do bloco S têm feito vários contatos. É o que se chama a velha luta de classes: pobres contra ricos. Porém a vizinha Venezuela não tem gostado da visita que o tio Sam fez ao apartamento do Brasil, depois que isso ocorreu a cochicho correu solto pelo bloco.

E qual é a relação do Brasil com a religião? O Brasil é cristão, casado na igreja, mas nem sempre vai a uma missa, ou às vezes vai a um culto, mas ele sabe que só Deus mesmo pra salvar a sua situação, porque se depender do que seus filhos fazem, ele estará perdido. E quanto ao esporte? Brasil pratica algum? Sim, joga futebol, vôlei, de vez em quando joga tênis também. E a educação? O Brasil é alfabetizado? Sim, ele é, mas acaba falando errado o português de vez em quando (sempre), além de usar gírias que aprende com seus filhos.

Pelo visto o Sr. Brasil tem muitos problemas para resolver, mas isso não é exclusividade dele, os outros vizinhos também tem, inclusive os ricos que poluem o ar da cidade Terra. Tem quem goste, tem que odeie e quem não está nem aí pro vizinho, mas o Brasil é independente há anos e sabe se virar sozinho (sabe?). Se ele quiser continuar vivo por mais alguns anos terá que gastar mais na sua saúde e segurança, e claro, deve iniciar uma faculdade, está um pouco tarde, mas ainda dá. E quem sabe assim ele ganhe mais respeito com habitantes do condomínio Europa e com o tio Sam que ainda o vê como os habitantes que viviam antes do condomínio ser erguido.

* - são 507 anos desde o descobrimento, e tomando as devidas proporções para fazer uma estória, esses quinhentos e poucos anos, tornam-se cinqüenta e poucos, ou melhor, cinqüenta e tantos.

24/04/07

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 24/04/2007
Código do texto: T461922
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.