Brasília. A cidade que funciona na hora que quer.

Uma singela homenagem ao 21 de abril, aniversário de Brasília

Brasília, o céu mais azul, as nuvens mais brancas. Capital do Rock, da multicultura e da terra vermelha. São 47 anos, 10 dos meus 21 lhe pertence. Não chega a ser um caso de amor, é mais uma amizade que começou perturbada e com indiferenças. É uma cidade diferente, única. Muitas retas, poucas curvas. Grande do tamanho de um ovo. Brasília é e não é.

Bem confuso assim, como o clima. Quem conhece sabe: não se sai de casa sem um guarda-chuva, sem garrafa d’água, casaco. Mas tudo isso é o que faz essa cidade ser fantástica. Não há nada melhor do que olhar pela janela e ver metade da rua sob uma chuva torrencial e a outra metade sob sol forte. Brasília é assim, funciona da forma que quer.

Seus problemas internos atingem todo o país. Isso que dá ser a Capital Federal. Mas quando quer, funciona que é uma beleza! As poucas curvas confundem os forasteiros perdidos. Para os que vivem aqui um “é logo ali”, é bem ali mesmo. Para os de fora pode ser uma longa caminhada. De beleza única, em meio a concretos, carros, lojas e pessoas, sempre tem algum verde. Uma área de lazer. Um banco numa sombrinha. Crianças correndo e folhas secas voando, caídas de uma mangueira.

Quem nasce em Brasília tem sotaque do Brasil todo. Na correria do dia-a-dia algumas pessoas ainda param para reparar nos encantos que a cidade tem. Na lua cheia é normal ver grupos de pessoas paradas, admirando aquele imenso círculo alaranjado. Os blocos J e K cuidadosamente alinhados. Ou no final da tarde, que tem sempre aquele pôr-do-sol rosa, laranja e vermelho.

Mas não é só o céu que conquista os moradores. A diversidade cultural também é de dar inveja. “Tá” certo que artistas internacionais não nos visitam muito, mas a cidade é repleta de shows, eventos, teatros, exposições, circo... Não deve existir um final de semana sequer sem isso. O ano é recheado de boas opções para todos os gostos. Festival de rock, carnaval fora de época, festival de cinema e por ai vai.

Quando chega o mês de abril acontece uma onda de homenagens para dar os parabéns à capital. Eu não poderia ficar de fora. Então, um Feliz Aniversário para Brasília e para todos que aqui vivem. Ah, para os que estão de passagem ou pensam em vir, também.

Por Renata Losilla

(está com algumas modificações da original que fiz para o blog 10afio - http://10afio.blogspot.com)

chaverinho
Enviado por chaverinho em 24/04/2007
Reeditado em 24/04/2007
Código do texto: T462086