O FOGO; MÉRITOS E DANOS

Desde os primórdios dos tempos, o elemento fogo é essencial à vida humana. O fogo foi a maior conquista do homem na pré-história, e da mesma forma o maior responsável pela sua sobrevivência e desenvolvimento. Também foi usado na fabricação de armas e como força destrutiva nas guerras em vários períodos da história. O fogo exerce um fascínio incomum no ser humano. Seu calor tem sido usado nas transformações que o homem aprendeu a utilizar em seu benefício, tais como; cozinhar alimentos, inventar ferramentas de metal, moldar cerâmicas, queimar tijolos, conduzir máquinas potentes por intermédio do calor do lume e tantas outras utilidades que são realizadas com o uso do elemento fogo.

O fogo também é utilizado, muitas vezes, nos rituais religiosos representado por uma vela ou em forma de fogueira. O fogo é muito usado nas tradicionais festas juninas, na soltura dos balões e fogos de artifício. Nesses casos, deve-se ter muito cuidado para não causar danos ao meio ambiente e ferimentos às pessoas.

O fogo é também empregado nas queimadas, o que tem causado uma série de problemas de ordem ambiental. Com essa prática, que é muito utilizada no meio agrícola, a terra perde muito de seus nutrientes além de causar muitos transtornos à atmosfera, pois as queimadas produzem dióxido de carbono, agravando, assim, o efeito estufa e, consequentemente, o aumento do aquecimento global.

Em síntese, o fogo é um elemento vital para a humanidade, pois suas propriedades nos proporcionam inúmeras utilidades, mas também existe o lado danoso e perigoso, em que em poucos minutos, pode ceifar vidas precocemente e possibilitar a destruição duma série de coisas que levaram, muitas vezes, anos ou séculos para serem construídas.

Afinal o fogo representa o bem e o mal, façamos o seu uso somente para o progresso e o desenvolvimento da humanidade para não causar danos ao nosso Planeta Terra.

21-12-2013