O sertão é fruto da literatura ou a literatura é fruto do sertão?

Ao ler o artigo "O sertão e a literatura", de Albertina Vicentini, chego à conclusão de que o "sertão é fruto da literatura", de uma literatura sertaneja que é preconceituosa, obscura; inúmeras são as produções literárias que projetaram um sertão seco, mórbido, "o outro"... Aquele desconhecido, bestializado, inferiorizado e temido.

Não podemos deixar de citar que inúmeros literatos, como Graciliano Ramos, Hugo de Carvalho, Lima Barreto, Jorge Amado e outros, que procuram resgatar o sertão como um espaço que existe vida, descrevendo com riqueza de detalhes o cotidiano, apresentando as diversidades culturais e linguísticas desse espaço geograficamente brasileiro. Porém, dizer que a literatura é fruto do sertão é algo muito abrangente, pois a literatura é uma vastidão que vai além do sertão, e o sertão é um espaço que por mais descrito em inúmeras literaturas muito se precisa entender ainda.

Delimitando a questão...

Podemos dizer que a literatura sertaneja é fruto do sertão, pois o sertão propriamente dito foi e é o lugar de memória história para inúmeros sertanejos, aqueles transcritos e descritos por vários literatos. Entretanto, não podemos esquecer que antes da literatura já existia um sertão, um lugar por vez até não conhecido por todos, mas sertão. Analisando a questão, surgem múltiplas dicotomias, pois a resposta vai além da interrogação; precisamos entender: O que é sertão? Por que sertão? O que é ser sertão?

Sertão é a terra seca, escassa, mas tem vida! Sertão é tudo certo, incerto. É aqui, é lá. Sertão é um lugar criado para a liberdade, lugar de memória e história, terra que coloca fim à hegemonia. Ora centro, ora descentro; espaço que nos circundo. Local forjado por homens e mulheres guerreiras que sobrevivem além dos contextos literários. A discussão que prevalece é a condição do sertanejo que etnocentricamente é estereotipado pelo "outro" que se diz "urbanizado", esquecendo-se das suas origens sertanejas.

Dhiogo J Caetano
Enviado por Dhiogo J Caetano em 18/01/2014
Reeditado em 19/01/2014
Código do texto: T4654804
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.