Eu sei que vou te odiar (EC)
 
Relutei em participar deste Exercício Criativo, em razão do título. O Ódio incomoda já na palavra. Não queremos nos ver como seres capazes de odiar, mas o Ódio está aí: vivinho da Silva!

Será o Ódio o sentimento oposto ao Amor? Semana passada, meu bairro rendeu notícia. Uma cuidadora de animais foi alvo de denúncia por acumular animais em péssimas condições. A legislação municipal permite manter até cinco animais pequenos em apartamento. No seu, foram encontrados dezenove, entre cães e gatos. Pude ver o quão rapidamente a realidade pode ser distorcida.

Muito doente, a cuidadora, encontra-se internada, tendo deixado a chave com os vizinhos de porta. Era comum encontra-la em seu passeio com Francisca, uma cadela de porte médio e outros dois cãezinhos. Falávamos, normalmente, sobre a dificuldade de encontrar lares para os animais, que nesta época se multiplicam nas ruas, quando os habitantes da cidade saem em veraneio deixando-os pra trás. Ficou subtendido para todos, que aquela senhora participava de uma ONG salvadora de animais. Grande foi a surpresa ao saber que a “instituição” era a própria!!

Imagino quantas vezes ela saia na calada da noite para passear com os cães, sem chamar a atenção para a quantidade deles, bem como o alto custo com ração e cuidados veterinários, o que deve consumir boa parte de sua magra aposentadoria.

Enquanto alguns moradores se queixam disto e daquilo, ameaçando com ações judiciais, há os que arregaçam as mangas, põem luvas, limpam tudo e acodem os animais, tendo conseguido adoção para quatro gatos e quatro cães até o momento. Uns se enaltecem por admirar cada vez mais os animais em detrimento dos homens. Os mais histéricos excomungam os humanos, como se não fizessem parte do gênero... Onde já se viu pegar tanto bicho sem ter condições de cria-los! Sem falar nos que lastimam que os recursos desperdiçados com os animais não sejam destinados às criancinhas. Quase esqueço dos que choram, pois não suportam mais o que as pessoas estão fazendo ao planeta.

Quanto à pergunta: é o Ódio o oposto ao Amor? Não creio. O Amor (ou a Vida) a tudo abarca. O Ódio, banido da vista, pode parecer algo complexo que faz morada no peito do outro. Já o Amor, longe das definições, pode ser simples como os cotidianos atos de bondade. Para os mais afortunados, Amar ao próximo como a si mesmo é uma constante. Outros, aprendem o Amor zelando pelos seres de quatro patas.  Os mais quixotescos, defendem com unhas e dentes os inanimados seres vegetais e outros elementos da natureza. Fugi do tema? É possível. Quem quiser apresentar queixa, queixe-se para Francisco, em Roma!

 
Este texto faz parte do Exercício Criativo – Eu sei que vou te odiar
Saiba mais, conheça outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/euseiquevouteodiar.htm