O Paradoxo de Aristóteles

Alguns meses atrás acessei alguns sites de notícias e fiquei estupefata. É difícil escolher qual artigo ler, qual não ler... É como se estivesse diante de uma estante de livros. E agora? Qual ler? Qual não ler? Qual desses livros morrerei sem ler? É complicado na Era da Informação, a escolha.

Enfim, no meio da angustia e um trilhão de palavras, uma frase me chamou atenção '' É normal no ser humano, o desejo de conhecer''. No momento em que li, senti vontade de imprimir e colocar na porta do meu quarto, só não o fiz por um motivo; Será mesmo, que é normal no ser humano, o desejo de conhecer? Recorri para alguns livros, sem sucesso. Fiquei em introspecção.

Semanas depois conversando com um amigo, comentei e ele riu, ''Conheço um bando de canalhas e idiotas a cada esquina. Mas isso depende da cultura, do povo. Morei na Argentina e quando dizia que era graduado me Filosofia, algumas pessoas se aproximavam e questionavam muitas coisas. Isso aqui, na América Latina''

Foi quase impossível, usar a lógica neste contexto. Se usasse poderia concluir que nós brasileiros, temos uma tendência natural á inércia e burrice. É este velho problema do Brasil com o descaso com a Educação, não raro vira piada internacional, sai charges em vários jornais e claro, é uma ótima oportunidade para nossa querida Demagogia permanece firme com o lema '' Brasil, uma país de tolos'' ou ''País rico, Governo rico''

O fato é que não somos totalmente burros, somos em boa dose, esquecidos. Alguns políticos famosos que arrancaram ( desta vez sem impostos) boa parte do dinheiro de muitos trabalhadores , hoje estão no senado. A massa esqueceu? E quanto por cento de dinheiro público vai para educação e saúde? Temos o salário mínimo de um país em subdesenvolvimento, mas os nossos impostos são de país ricos.

Será que isso não nos perturba? Não existe um desejo de conhecer e lutar pela justiça?

Acredito que o problema do Brasil em relação a educação está diretamente ligada a esta frase. Se o brasileiro tivesse esta tendencia natural de conhecer , talvez não haveria pessoas gritando em redes sociais '' Eu quero mais educação'' ou '' Educação precisa de respostas'', teria antes de tudo pessoas conscientes e preocupadas com eleições e com os possíveis candidatos. Elas saberiam que colocando pessoas conscientes no poder, haveria acima de tudo, expectativas correspondidas e um povo consciente.

Mas este tipo de comportamento é tão comum, que para quem não é brasileiro vira um paradoxo indecifrável . Como há tantas pessoas gritando por mais educação se nem votar consciente sabe? Temo concluir que estes energúmenos não necessitam de mais educação.

É claro que , se nossas expectativas não foram correspondidas , devemos gritar e revindicar nossos direitos , mas antes de tudo saber quem estamos colocando no poder, saber o histórico, e se há realmente um interesse em ação.

Estou a lembrar de um político se gabando que '' nunca foi usada tanta tecnologia na educação '' ou '' a educação de nossa cidade cresceu 13 , 4 % em 3 anos!! '', mas aí entro em uma sala de uma escola comum e vejo um quadro do século XIX, ou a falta de um ar condicionado. Mas é estranho que ele tenha sido eleito de novo.

Acredito que se Aristóteles conhecesse o nosso jeitinho brasileiro, não diria esta frase.

Gabriela Melo
Enviado por Gabriela Melo em 05/04/2014
Código do texto: T4757431
Classificação de conteúdo: seguro