Copa Mundial de Futebol, para quê?

É bem verdade que defendo mais educação, mais saúde, mais emprego, enfim, mais oportunidades para nosso povo. Porém, é verdade também que gosto dessa história de Copa do Mundo aqui no Brasil. É necessário que passemos por o desafio de receber um evento de magnitude estupenda. Queremos ou não um evento desse porte, tende a fazer a diferença na economia e na cultura, de forma direta ou indireta, na vida do cidadão brasileiro.

Cresci ouvindo a famosa frase: “O Brasil é o país do futebol”. O tal chavão lhe caiu tão bem, que muitos brasileiros nem sabem que o futebol não é nosso. Mas, como em todos os setores de políticas sociais, nunca fomos agraciados com políticas que atendam de fato na área do esporte. Nossos jovens, geralmente passam por muitas dificuldades financeiras até sair do anonimato. Nunca houve investimentos em áreas para prática de esportes, como: clubes e arenas poliesportivas, mas somos o “país do futebol”, entendo isso como o “país do oba,oba”! Se fossemos um país que levasse a sério o que ele tem de bom, não estaríamos tão despreparados para receber o maior evento do futebol. Olha que contradição! Logo os brasileiros que sempre se acharam senhores do futebol, estão bradando aos quatro cantos que são contra a Copa. Entendo que na verdade todos estão contra mesmo é da falta de preparação dos nossos governantes para comandar o grande evento. Isso prova a inoperância dos políticos brasileiros e da eterna inércia do povo que esperou a Copa bater na porta para poder dizer que está tudo errado. Superfaturar todas as obras da Copa não é surpresa pra ninguém, pois que eu saiba, não existe uma se quer em todos os setores que não foi superfaturada, ou será obra da multiplicação dos pães que opera os cifrões em favor dos nossos políticos?

Mas, para quê a Copa? Bom, porque o dinheiro já foi gasto mesmo, porque já assumimos o compromisso mundial, porque já acendeu a luzinha no coração de muitos brasileiros que vivem chutando bola e fazendo gol nos campinhos de terra batida, porque muitas escolinhas de fundo de quintal já correram atrás do intensivão de inglês para atender os turistas, porque os empresários da rede hoteleira já investiram em treinamento de novos funcionários de mão de obra barata, porque a nova geração terá oportunidade de grafitar toda a cidade com dinheiro público, porque o comércio já se vestiu de verde e amarelo como verdadeiros patriotas e também porque precisamos provar para o mundo que não é só em Educação que alcançamos os piores índices.