"As Xicrinhas"-dedicado a Esther Lessa.

Cronica-As xicrinhas

Perdoem me se escrevi errado,"as xicrinhas ",mas estas xicrinhas de cafezinho são para mim tão queridas que,ao abrir um velho armário,quando as encontrei,lágrimas saudosas e desesperançadas deslizaram por meu rosto.

Recordei de meus,na época,queridos colegas de seminários,antes de uma tragédia se abater sobre nossas vidas, que nelas,após os jantares feitos por mim,cozinheira de “mão cheia que sou “,encerravam o jantar com seu cafezinho.

Recordei de minha doce e grande avó,que as deixou de presente, ao me casar, junto com todo o aparelho de jantar em porcelana inglesa importado.

E, se os sentimentos ou afetos contidos no passado foram quebrados, esfacelados ,as xicrinhas se mantiveram incólumes,inteiras até os dias de hoje, preservadas da agressão e do desamor.

Ah!Como são belas as xicrinhas!

Quantas recordações carregam em seu pequeno bojo!

E ,tantos anos passados,ainda as encontro largadas,displicentemente, em um canto,em meu armário de portas emperradas que fui forçada a abrir para ,finalmente,fazer o balanço do que guardei,do que sobreviveu às intempéries desta vida,neste pequeno apartamento em que vivo agora.E lá estavam elas,belas ainda!Sempre belas ,as xicrinhas!

Decido enfrentar minhas xicrinhas e todo o passado , as doces e más lembranças que elas levam consigo quando,após o almoço,tomo, sozinha, um cafezinho pensando em que destino elas terão agora,para quem elas guardarão os próximos cafezinhos.

Serão pessoas idôneas,grandes amigos e que, em minha vida vão persistir,vão continuar ,me apoiar em maus momentos,ou,como Freud falou,terão a famosa compulsão à repetição e repetirão o abandono dos meus colegas do passado,em um mau momento de minha vida?

E ,levemente,adormeço com a pergunta:-A quem,amanhã, servirão minhas xicrinhas?

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 31/05/2014
Reeditado em 31/05/2014
Código do texto: T4827165
Classificação de conteúdo: seguro