QUANDO CHEGAR AO CÉU

Outro dia escrevi aqui na coluna sobre a personagem Capitu, da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis – inclusive citei que a pior coisa que se pode ter na vida chama-se dúvida. Também, por ofício, promovi um debate em sala de aula e, no finalmente, surgiu a frase – como sempre: ‘Se Machado de Assis estivesse vivo...’ – pois não está, então...

Então, a partir desta colocação, andei a questionar o que fariam em primeira mão quando chegassem aos céus e recebi várias respostas. Alguns disseram que, se a recepção estivesse a cargo de algum anjo, a primeira pergunta seria: ‘Onde estão os nossos Senhores?’ – outros queriam imediatamente falar com o Senhor Jesus Cristo, outros com o Pai Celestial, com o Espírito Santo, com os apóstolos, com os mártires da fé cristã. Outros, ainda, queriam – além de tudo que já foi citado – gostariam imediatamente conhecer as ruas da Cidade Santa, a Nova Jerusalém.

Outros que andei a questionar disseram outras respostas e algumas me chamaram a atenção como esta: ‘Questionaria se não poderia nascer de novo’ – interessante e ao mesmo tempo um pouco integrante (dependendo da fé que você comunga). Ou, creio que muitas mulheres perguntariam ao seu Senhor: ‘Por que não tive filhos?’ – outras: ‘Por que o Senhor levou o meu filho tão cedo de mim? Onde ele está?’ – e tantas outras perguntas que num piscar de olhos o Senhor dos senhores responderia.

Eu sou meio – vamos dizer – diferenciado. Pelo menos penso que posso ser. E gostaria de ter audiência a sós com o meu Senhor e perguntaria muitas coisas da minha vida que até hoje ainda não entendi e, provavelmente, passarei o restante dos meus dias sem entender. Perguntaria sobre muitas coisas que há na Terra e não há explicação plausível. Perguntaria ao meu Senhor como funciona o tal amor no coração dos seres vivos, em especial o dos Homens e, dependendo do que Ele me dissesse, gostaria de retornar e vivenciá-lo novamente – pois, dentro dos meus conceitos, vivencio o amor em sua plenitude.

Depois de conversar muito com o meu Senhor, pediria a Ele que me permitisse conversar com alguns homens que me deixaram com dúvidas no coração sobre vários aspectos. Com um pouco mais de ousadia – pois eu e o meu Senhor somos íntimos, pediria que Ele indicasse um dos seus anjos para me acompanhar pelas ruas douradas dos céus e apresentasse alguns homens e mulheres que me deixaram intrigados ao ler suas histórias de vida, ou e até mesmo suas histórias ficcionais – como o tal Machado de Assis.

Mas, antes, ousaria em pedir ao meu Senhor que me explicasse como funciona a mente humana, tendo em vista que o cérebro humano é insondável (muitos cérebros já foram abertos e conhece-se apenas fisicamente, mas o seu funcionamento e sua transferência de conhecimento, se é possível – impossível). Creio que Ele falaria algumas coisas, mas creio que não o todo.

A primeira criatura que gostaria de conhecer seria o tal Machado de Assis – levando em conta o ofício que desenvolvi na Terra – e tendo em vista a polêmica que o mesmo deixou em sua obra Dom Casmurro. Creio que não seria eu apenas, mas muitos – deveria ter uma enorme fila para tentar entender o motivo de nos deixar tão enigmática obra.

E para fechar a minha opinião – em via de regra – deveria ter uma apresentação da resposta em auditório, mas como o cara foi o cara, muitos querem falar pessoalmente com ele... 31/05/2014

www.aracatubaeregiao.com.br

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 07/06/2014
Reeditado em 17/08/2014
Código do texto: T4836237
Classificação de conteúdo: seguro