INVEJA E DESPEITO: SENTIMENTOS RUINS PARA UM SER HUMANO

Terça-Feira, 10 de Junho de 2014

INVEJA E DESPEITO: SENTIMENTOS RUINS PARA UM SER HUMANO

Há muito tempo venho me preocupando com um assunto: A inveja e o despeito de uma pessoa por alguém.

A internet, através do Google, tem um monte de alusões a respeito. É só ter vontade, coragem e paciência para buscar, ler, interpretar e entender. Mas penso que pouca gente o faz ou o fará. E por muitos motivos. E é lógico que Freud já deve ter feito algumas colocações a respeito. Mas não fui atrás disso.

Mas seguindo os meus próprios passos e observando o comportamento e reações de pessoas com essas expressões, deu para chegar à algumas conclusões. E a primeira delas está em torno de uma frase que li em algum lugar e que não lembro o autor: "Se o invejoso (ou o despeitado) soubesse ver as coisas como essas realmente são, não teria esses sentimentos pelo próximo. Bastaria usar a sua própria capacidade para alcançar seus próprios méritos e objetivos").

E isso é a pura verdade. Afinal nós, os seres humanos, possuímos muitas capacidades e aptidões e só uma pessoa ignorante ou estúpida não vê isso. Qualquer um de nós pode fazer o que qualquer outra pessoa faz. Só depende de esforço e concentração próprios. Mas entre a teoria e a prática vai uma diferença muito grande. E é aí que se instala as complexidades dessas situações.

Mesmo que tenhamos muitas diferenças entre nós, o que fica fácil para um pode representar muita dificuldade para outro. Mas isso funciona como uma via de mão dupla. Ou seja: atinge a todos nós. Mas os resultados ficaram nas circunstâncias da proporcionalidade. Onde um ganha o outro perde e, assim, vice-versa.

O que impressiona é ver que existem pessoas que não possuem a capacidade de analisar essas e tais situações. Não mede e não pesa as circunstâncias, para saber que pode alcançar todo e qualquer mérito que uma outra pessoa alcance. E talvez seja por isso que se volta para as tais propriedades em questão: A Inveja e o Despeito.

Nesses últimos tempos, pelo menos duas grandes personalidades nesse país passaram por tais circunstâncias: O Sr. Lula e o Sr. Joaquim Barbosa. Por muitas nuances, os mesmos foram invejados e despeitados por muita gente. Isto porque ambos alcançaram um nível elevadíssimo no universo de autoridades brasileiras, vindo de origem muito simples e chegando onde chegaram por méritos próprios.

Mas essas circunstâncias de inveja e despeito são ruins para ambas as partes. Para quem expressa tais sentimentos é ruim porque tais pessoas sofrem por ver o sucesso alheio. E de outro modo, os que são atingidos por tais sentimentos ruins ficam em situações incômodas pelos sentimentos negativos que lhes foram expressados e que não podem fazer exatamente nada para que isso não aconteça.

E tudo isso acontece com as pessoas em seus próprios meios de convívios. Seja na própria família, no ambiente de trabalho, e em muitas circunstâncias mais. Sempre haverá alguém para sentir-se menor ou diminuído em relação a alguém, e expressará seu desagrado e incômodo àqueles a quem sentem ser-lhes superiores.

Mas a vida é exatamente como é. Não há do que fugir. Haverá, sim, sempre, a possibilidade de uma pessoa buscar um objetivo e fazer de tudo para alcançá-lo. Mas sempre dentro dos princípios do bem e da legalidade. Porque, se diferente disso, tudo o que alcançar terá um lastro pesado e não valerá o mesmo que o alcançado dentro da decência, lisura e probidade.

E ficamos combinados assim.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 10/06/2014
Código do texto: T4839774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.