Entre a razão e a emoção existe um coração...

Revendo a história política De Roma, encontro que, durante o Império Romano, as lutas de gladiadores, corridas e encenações, serviram para desviar a atenção da população que habitava os domínios romanos. Pela política (panis et circenses) ou política do pão e circo. Ela (a política) buscava promover os espetáculos como um meio de manter os plebeus afastados da política e das questões sociais. Era, em suma, uma maneira de manipular a plebe e mantê-la distante das decisões governamentais.

Vejo hoje em meu país a bolsa família como pão e a copa como circo, para que o PT continue na liderança do Brasil

Assim sendo torcer pelo nosso time é impossível, até que, o hino nacional se expande em minh’alma, trazendo um soluço e com ele toda emoção contida em meu peito.

Lembro-me de quando meus filhos eram pequenos, a casa toda de verde amarelo, bandeiras em cada janela, comidinhas verde amarelo, uma alegria contagiante...

Perdida em sentimentos conflitantes me recordo dos meus 9 anos, quando no quarto primário (era assim chamado na época) no Grupo Escolar Antonio Padilha tinha a missão de cuidar das músicas antes do início da aula. Era um pátio grande com um palco à frente de duas salinhas laterais, uma delas era a sala de música onde eu (que chegava um pouco mais cedo), pegava a chave na diretoria e ia para essa salinha colocar músicas, que eram pouco ouvidas durante as brincadeiras antes aula. O primeiro sinal era dado e todas as crianças corriam para suas filas, a professora à frente. Um silêncio aguardava o hino nacional. Era um silencio magnífico que me encantava... Então colocava o disco (aqueles bolachões pretos) e, com a mão direita sobre o peito, com um respeito inacreditável todos cantavam o nosso hino diariamente.

Lembranças... Certo dia fui chamada à diretoria e nosso diretor quís saber porque eu não colocava logo o hino nacional e eu respondi que aquele silêncio era uma oração. Vi em seu rosto uma expressão estranha que não consegui, na época, identificar. Então pediu-me que continuasse com essa prece. No final do ano, num discurso, ele citou o fato, sem nomes é claro, dizendo ser o momento mais gratificante e emocionante do ano letivo.

Quem sabe nosso Brasil precise dessa oração, desse silêncio responsável por essas lembranças.

É... Acho que vem desse tempo minha paixão desmedida por nosso hino.

Impossível ver a emoção nos rosto de nossos jogadores e não torcer por eles, pois entre a razão e a emoção existe um coração...

Sandra

12/06/2014

Sandra M Julio
Enviado por Sandra M Julio em 13/06/2014
Código do texto: T4843580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.