Morte e Vida (EC)
 
Há mortes e mortes e a Morte! Já a Vida só há uma, pelo menos entre o espaço pontilhado da Certidão de Nascimento e da Certidão de Óbito. Se nesta última necessitasse constar a causa “mortis”, seria pedir muito que a minha fosse “morreu de rir”? Aquele riso de corpo inteiro, irresistível e contagiante que a pessoa pode até esquecer o motivo exato, mas se lembrará do efeito para sempre enquanto o sempre existir. É o tipo de riso que se contado não provocará a tortura do riso, mas uma espécie de risinho brando. Poucos dias atrás uma amiga falou-me de sua irmã, recém separada, que está com dois namorados e justifica porque “com um rola química, mas com o outro rola uma coisa pra alma”. Por pouco não desencarnamos, eu e minha amiga, do tanto que rimos da adolescente de cinquenta anos. O riso histórico, contudo, aconteceu em sala de aula, lá pela oitava série. Aula de inglês, estava com um livro cheio de figurinhas e diálogos patéticos “você quer café”, você quer açúcar”... Comecei a rir descontroladamente e os colegas também mesmo sem saber o motivo do riso. A professora se viu obrigada a pedir para eu me retirar da sala. Saí com o livro de inglês na mão, mas lá fora olhei as figurinhas e não vi graça nenhuma. Voltei para a aula com um “excuse me teacher”. Seria uma boa morte aquela causada por riso coletivo. Imagine se a polícia, nos movimentos grevistas e paralizações, para conter os baderneiros ao invés de gás lacrimogênio soltasse uma bomba de riso?! Isto sim, ainda que não solucionasse os problemas da nação (coisa que ninguém quer), seria muito mais divertido. Muito melhor chegar do lado de lá movido pelo prazer do que pela dor. Ou não chegar a lugar algum quando aqui não encontramos motivos para o riso, o que seria morte em vida. Quanto à Vida, fico com o gênio entrevistado na rua para o programa Provocações nº 513 da TV Cultura: “A vida para mim é a base de tudo, sem ela acho que não estaríamos aqui e a vida é, como se diz, inexplicável. E a vida é tudo na nossa vida!”


Foto Redenção - Porto Alegre (meriam) 
Este texto faz parte do Exercício Criativo (EC) MORTE E VIDA.
Saiba mais, conheça outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/morteevida.htm