Bons tempos

     Pois é... confesso a vocês que tenho tentado ser contemporâneo. Um cinqüentão vivendo de bem com o século XXI. Mas preciso acrescentar também que não tem sido fácil pois, a cada dia que passa, minha felicidade fica mais distante. A toda hora alguém me ordena: deixe de ser sedentário, acorde mais cedo , caminhe no mínimo 45 minutos por dia, alimente-se melhor e malhe numa academia.

     Minha pressão arterial, que antigamente eu nem sabia que existia, agora já carece ser medida com regularidade e apresentar no maldito aparelhinho, invariavelmente, 12 por 8 ! Novo século, nova ciência, novas medidas...

     A pizza de calabresa apimentada deve ser trocada por uma de rúcula e a picanha sangrando por um bom peito de frango grelhado acompanhado de legumes. Diz a sabedoria do novo século que as horas de sono são preciosas e mais: não devo trocá-las por nenhum papo furado com amigos incautos que encontro nas noites estreladas de Piraju.

     A cerveja, discriminada e chamada ironicamente de droga lícita, é necessário diminuir ou talvez até abandonar. O álcool mata lentamente o sujeito, causa-lhe uma hepatite ou uma cirrose horrorosa. Os fígados nesse novo século dificilmente agüentam... Bom mesmo é um suco de capim do trigo. Trinta e duas gramas do capim do trigo são equivalentes a mais de 1 Kg de frutas e vegetais frescos, sussurrava sabiamente meu amigo Sarrafo.... você sabia? Cigarro nem uma tragadinha escondida... Não há pulmão que sobreviva, pelo menos esses pulmões do século XXI.

     Pois é, lá se foram os bons tempos... e o pensamento, que parece uma coisa à toa, voa, pra lá e pra cá...

     Pensando bem, não sei não, mas se vocês encontrarem um gordinho, careca e barbudo, sentado na beira do Paranapanema,  bebericando uma cervejinha e comendo uma porção de qualquer coisa altamente calórica, podem afirmar com certeza: aí está um sujeito do século passado. Feliz.