O tamanho de cada sonho

Você já parou para medir o tamanho do seu sonho? Será que o meu sonho é maior ou menor que o seu? Há pessoas que são ilhas outras são oceanos. As ilhas por mais que tentam viver isoladas elas não conseguem. Elas não são autônomas, pois as ilhas precisam das águas para o “isolamento”. E dependendo do olhar... as águas brincam com a terra de uma ilha convivendo numa boa.

Certa época encontro uma turma indisposta, eu mais ainda por ser final de manhã, carga horária extensiva, mas nordestina, baiana, professora, como disse o grande Euclides da Cunha “ o sertanejo é antes de tudo um forte”. E o texto que iríamos discutir, não me recordo o autor, mas algo voltado para os sonhos. E questiono o que as pessoas faziam para realizar os sonhos? Projetos e ações concretas para a realização.

A turma logo se animou, com mil respostas mirabolantes. Uns sonhavam ganhar na loto para conseguir a realização, mesmo sem nunca ter jogado, resumindo com isso em nenhuma ação concreta. Outros que a “gostosona” da sala lhes dessem bola, fato que causou um grande alvoroço, ao serem questionados as estratégias da cantada... Também se embaraçaram nas ações, tirar a carteira de habilitação mesmo sendo menor de idade e assim ficamos perdidos no tempo ouvindo, opinando, sorrindo e sonhando também.

No entanto uma resposta ríspida de um jovem se destacou:

_Meu sonho agora é ser feliz! Como sinto falta da felicidade..._ em voz bem baixa_minha casa!

Logo a turma emudece. Será que aquele jovem tão brincalhão não era feliz e ninguém percebeu? E como flechas olham em minha direção como se eu tivesse o dom de resolver aquele enigma. Como tentativa de quebrar o gelo questiono:

_ E o que você faz para realizar esse sonho?

O jovem me olha em silêncio, aborrecido porque não estava nada satisfeito com a aula, queria mesmo ir para casa... E responde em tom de gozação:

_ Eu? Eu olho para o meu espelho e digo sou feliz! Sou bonito, tenho pais maravilhosos, uma namorada que gosta de mim, uma professora meio abelhuda... Mas, se deixarem... Sou feliz!

Silêncio total. E mais uma vez fiquei, pela inexperiência da profissão, sem saber mesmo o que falar... Meio sem jeito com a recepção, acredito que devo ter balbuciado um...

_Ah, que ótimo, você olha para o espelho e tudo resolvido! E por que está com esse olhar triste hoje?

E de imediato recebo de volta:

_Porque eu procurei o meu espelho e não o encontrei.

Naquele momento o sangue nordestino falou mais alto que a própria profissão que estava iniciando...

_ Não tem importância, meu amigo. Se seu espelho sumiu, quebrou ou roubaram, olhe para a janela, veja o sol ou a lua, se estiver chovendo admire os pingos da chuva, tem algo mais bonito? Se o tempo tiver frio agarre a sua namorada para aquecê-la e ser aquecido, calor humano é muito bom. Se estiver calor, convide-a para dar um mergulho no nosso Rio Paraguaçu. Ah, e se a sua casa não tiver janela... Deite e imagine. Mas não deixe nunca de sonhar!

E nos tornamos realmente grandes amigos.

-----------------------------------------------------------------------------

Obrigada pela leitura e tenha um bom final de semana!