TIA ODETE

É comum gostar de alguém tão próximo. Parentes, sempre são bem vindos. São parte de uma família, de um lar, de uma geração para geração. Sempre se familiariza com eles. São primos, são cunhados, são tios, sogros, sogras, etc...

Discretamente, a familiarização de um é mais notável, nem mesmo sei o que faz esta notariedade tão vasta e tão profunda. Gostar de um parente próximo sempre é algo importante.

Quando nasci, pela primeira vez, pude ver aquela senhora de cabelos grisalhos, sorrindo para mim. Fazia gracejos, fazia-me cosquinhas e eu sorria. Cresci e estou crescendo até hoje, mesmo junto de minha esposa e meus filhos, ainda cresço no amadurecimento de minhas ideais e meus sonhos.

De tantas passagens, lembro-me uma a uma minha vida e um pouco de relacionamento com minha Tia Odete. Seu nome e o respeito de chama-la por tia, sendo ela tia de minha mãe. O tempo passou. Sempre ia a sua casa.

Triste fiquei, quando recebi a notícia de seu falecimento. Fui ao velório, prestei os meus sentidos aos filhos, netos, netas e parentes próximos a Ela. Fiquei triste, porém no momento que eu a contemplava dentro da urna, lembrei-me de algumas passagens entre minha vida e a vida dela. De todas, lembrei-me de quando eu, juntamente com meu pai e minha mãe, ia às festas religiosas em minha cidade. Ela, sempre trajando um vestido bonito da época, com seu terço na mão acompanhada de seu finado esposo.

Quando me via, trazia aquele sorriso tão meigo, tão delicado, como se fosse uma rosa abrindo em um jardim florido. Felicidade fiquei, quando fui convidá-la para meu casamento, ela, sempre feliz e alegre, disse que eu iria almoçar com ela. Fez um almoço tão gostoso, que até hoje eu não esqueço.

Porém, o tempo passa, os dias não são os mesmos, a velhice chega a cada um. A última vez que Ela esteve em minha casa foi no aniversário de meu filho. Coitada, já debilitada, sentou-se à mesa e sempre feliz contava seus causos, suas estórias, sempre feliz e com um belo sorriso no rosto.

Enfim, faleceu, mas deixou saudades por onde passou. Aos filhos, netos, netas e família, somente o tempo e orações para consolo. Porém, Ela foi uma pessoa que ficará em meu arquivo mental para sempre.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 22/07/2014
Reeditado em 09/10/2016
Código do texto: T4892636
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.