O ECA NÃO RESPONDE

Quem se dispor a ler o Estatuto da Criança e do Adolescente, nele encontrará um dos mais belos poemas em defesa e proteção à vida infantil. Vê-se também que a cegueira da Justiça só acontece até que um juiz lhe desvenda os olhos à luz da consciência leiga.

Foi assim que a Justiça brasileira decidiu intervir na novela Viver a Vida, na qual Klara Castanho interpretava a primeira vilã-mirim da história das telenovelas. Segundo a procuradoria, a menina não tinha maturidade para distinguir a realidade da ficção e poderia ser hostilizada na rua por pessoas que confundem o ator com o personagem. O autor Manoel Carlos concordou em adaptar a trama.

As insistentes tentativas de desvirtuar valores regularmente protegidos pelo ECA vêm se repetindo nas telenovelas brasileiras. Na fracassada “Em Família”, um menino era persuadido a encarar, com naturalidade, a relação homossexual que a mãe dele contraíra. O Ministério Público cochilou ou fez vista grossa à pretensão resistida, mas vista com “bons olhos” pelas correntes progressistas.

A novela Boogie Oogie traz como “engraçada e astuta” a menina vilã Claudia, uma criaturinha cínica, chantagista e perversa, vivida pela atriz Giovanna Rispoli, num contexto familiar em que ela tem todos sob as rédeas das suas artimanhas. É um daqueles seres vindo ao mundo com maldade congênita. Uma peste infantil com toda maturidade da artimanha satânica. Pessoinha do mal, passando-se por astuta a quem não lhe percebe a vilania. Onde está O Ministério Público como fiscal da Lei? O ECA não responde.

______
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 27/08/2014
Reeditado em 27/08/2014
Código do texto: T4939429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.