Bulliyng, o mal do século!

GLORINHA CHEGOU NA ESCOLA DA PROFESSORA MATILDE JÁ NO SEGUNDO TRIMESTRE DO ANO LETIVO. NO SEU PRIMEIRO DIA DE AULA SENTIU-SE ACOLHIDA PELA PROFESSORA E PELOS COLEGAS. PARA A PEQUENA NOVATA, AS MENINAS PARECIAM UMAS PRINCESAS! NA SUA MAIORIA, DE PELE BEM BRANQUINHA E PORTANDO MOCHILAS COR DE ROSA. GLORINHA NÃO TINHA UMA MOCHILA ROSA E NEM DE OUTRA COR, TINHA APENAS UM CADERNO E UM LÁPIS. O ESSENCIAL PARA DAR CONTINUIDADE AOS SEUS ESTUDOS.

A PROFESSORA MATILDE APRESENTOU A GLORINHA COMO A NOVA ALUNA, ORIUNDA DE UMA ESCOLA RURAL SITUADA NOS CANAVIAIS DO INTERIOR PAULISTA.

A MENINA SENTIA-SE FELIZ. PROCUROU CUMPRIR TODAS AS TAREFAS SOLICITADAS PELA PROFESSORA MATILDE. EM ALGUNS MOMENTOS FOI REPREENDIDA DEVIDO A FALTA DE MATERIAL NECESSÁRIO PARA EXECUÇÃO DE ALGUMAS LIÇÕES, O LÁPIS DE COR, POR EXEMPLO. ACANHADA, RETRIBUÍA COM UM PEQUENO SORRISO NOS LÁBIOS. COM OLHOS DE SOSLAIO OBSERVAVA SUAS NOVAS E FUTURAS AMIGAS.

TUDO ESTAVA BEM. MORAR NA CIDADE GRANDE E ENTRAR EM UMA ESCOLA NOVA, NÃO ERA NENHUM MONSTRO. CONCLUÍRA GLORINHA AO TÉRMINO DAS TRÊS PRIMEIRAS AULAS.

JOÃOZINHO OBSERVOU A NOVA COLEGA DURANTE TODA AULA. COM OLHARES ACOMPANHOU SEU PERCURSO DA SALA ATÉ O REFEITÓRIO. GLORINHA RECEBEU SEU LANCHE E SENTOU-SE A MESA JUNTO COM AS COLEGAS DE MOCHILAS ROSA. PARA SUA SURPRESA, TODAS SE LEVANTARAM E FORAM SENTAR-SE À MESA AO LADO. ELA FICOU ALI, SOZINHA E SEM ENTENDER O QUE TINHA ACONTECIDO. JOÃOZINHO, A OBSERVAR.

DE VOLTA À SALA DE AULA, TODOS PROCURAM SEUS ASSENTOS, REINICIANDO SUAS TAREFAS. TUDO TRANQUILO. NADA FORA DA ROTINA DA ENFADONHA AULA DA PROFESSORA MATILDE.

MAIS UMA VEZ O JOÃOZINHO RESOLVE MOVIMENTAR AQUELA AULA:

_ PROFESSORA, COMO É MESMO O NOME DA NOSSA NOVA COLEGA DE CLASSE? PERGUNTA.

_ VOCÊ, JOÃO, COMO SEMPRE, DESATENTO A TUDO. NO INICIO DA AULA FORAM FEITAS AS APRESENTAÇÕES. MARIA DA GLÓRIA, ESTE É SEU NOME. RESPONDE A PROFESSORA.

_ AH! A SENHORA SABIA QUE A MARIA DA GLORIA ESTÁ SOFRENDO DE UMA DOENÇA GRAVE? GRAVISSIMA!

TODOS VOLTARAM OS OLHOS PARA A CARTEIRA DA PEQUENA GLORINHA. ESTA, NÃO ENTENDENDO O QUE O NOVO COLEGA ESTAVA DIZENDO, ENCOLHEU-SE NA CADEIRA, QUASE DESAPARECENDO EMBAIXO DA MESA.

A PROFESSORA MATILDE, ASSUSTADISSIMA, VOLTA-SE PARA A MENINA E DIZ:

_ MARIA DA GLÓRIA, AMANHÃ DEVERÁ ENTRAR SOMENTE COM A PRESENÇA DOS SEUS PAIS. PRECISO SABER DAS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS PARA LIDAR COM SEU PROBLEMA DE SAÚDE.

SEM ENTENDER NADA, MAIS UMA VEZ GLORINHA RESPONDE COM UM PEQUENO SORRISO NOS LÁBIOS.

_ E VOCÊ JOÃO, COMO SOUBE DA DOENÇA DA MARIA DA GLÓRIA? JÁ ANDOU BISBILHOTANDO A VIDA DA MENINA? PERGUNTA A PROFESSORA.

_ NÃO PROFESSORA, DESSA VEZ EU NÃO FIZ NADA, SÓ FIQUEI OBSERVANDO. SABIA QUE ESTA DOENÇA O MÉDICO NÃO CURA? FALA, DEIXANDO TODOS MAIS ASSUSTADOS,

_ MAS QUE DOENÇA É ESTA TÃO ASSUSTADORA? SERÁ ALGO ADQUIRIDO NOS CANAVIAIS?

_ XIIII!! ERROU FEIO, PROFESSORA! A MARIA DA GLORIA ADQUIRIU ESTE MAL AQUI MESMO, ASSIM QUE ENTROU NESTA ESCOLA, PRECISAMENTE NESTA SALA! AFIRMOU.

_ E COMO FICOU SABENDO DISSO, MENINO? DEVE ESTAR QUERENDO SE LIVRAR DAS TAREFAS COM SUAS CONVERSAS TOLAS. A PROFESSORA REPREENDE JÁ SEM PACIÊNCIA PARA CONTINUAR AQUELA CONVERSA.

_ EU PERCEBI NA HORA DO LANCHE. FALA O JOÃOZINHO. _ QUANDO A MARIA DA GLORIA FOI LANCHAR, ESCOLHEU SENTAR-SE JUNTO COM AS MENINAS DA CLASSE, NESTE MOMENTO TODAS SE LEVANTARAM E TROCARAM DE MESA, DEIXANDO-A SOZINHA. FOI AÍ QUE VI QUE ELA ACABARA DE ADQUIRIR UM MAL MUITO GRAVE QUE PODE ATÉ MATAR. BULLIYNG.

COMO ESTE ASSUNTO NÃO ERA NENHUMA NOVIDADE NA ESCOLA, TODOS ENTENDERAM DO QUE O JOÃOZINHO ESTAVA FALANDO. AS MENINAS ENTREOLHARAM-SE ENVERGONHADAS, A PROFESSORA DIRIGIU-SE PARA A NOVA ALUNA E SOLICITOU QUE RELATASSE O OCORRIDO.

JOÃOZINHO QUE NUNCA GOSTOU DE INJUSTIÇAS, CONTINUOU FALANDO DO TAL MAL DO SÉCULO.

_ A NOSSA COLEGA MARIA DA GLÓRIA ESTÁ SOFRENDO BULLIYNG, E ESTE MAL SÓ CURA COM PEDIDO DE DESCULPAS, RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E ACEITAÇÃO.

NESTE MOMENTO TODAS AS MENINAS SAÍRAM EM DIREÇÃO A NOVA COLEGA, PEDIRAM DESCULPAS E SE ABRAÇARAM, SURPREENDENDO ATÉ A PROFESSORA MATILDE.