COM HONRA AO MÉRITO

Emunctório é uma dessas palavras pomposas que a gente fica escolhendo a hora para usar solenemente num contexto que a mereça, é dessas que não se desperdiçam: tem que estar à altura.

Faz tempo que eu a venho guardando enquanto venho analisando, medindo, pesando cada evento que a possa merecer, tal qual se faz com um Prêmio Nobel, e, olha que nos últimos anos, não faltaram homens e seus frutos espalhados pelo mundo todo que a mereçam: de Waschington para o mundo; no Oriente Médio, com certeza, há merecedores de sobra; os nossos visinhos acéfalos também a merecem, mas, para que dar aos outros se temos aqui dentro do nosso País os que mais se encaixam no perfil dela, se confundem com ela, se identificam com ela e eles têm um País inteiro que os aclamaria vencedores do prêmio Emunctório se ele fosse instituído pelos diversos segmentos da sociedade que lutam por seus direitos, que lutam por justiça, pela Paz, pelo fim da violência, pela ética, pela elevação moral do homem ( não os religiosos porque dentro deles há fortes candidatos ); os que se amontoam nos aeroportos; os que contam os seus mortos na guerra contra o tráfico, fruto das máfias que se criaram e se fortaleceram à sombra da Lei; por aqueles que precisam de um transplante, mas, sanguessugas e outras organizações criminosas os impedem de ser beneficiados; os que padeceram e padecem sob o peso de sentenças compradas; os que tem pontes, mas, não tem estradas e não irão a lugar nenhum; os que precisam de remédios, mas, eles estão sendo negociados por aqueles que deveriam servi-los; os que não tem escola porque os prédios que custaram fortunas desmoronam de mal feitos ou foram abandonados por não ter Prefeitos compromissados com os seus eleitores; os que necessitam de transporte, mas, estão sujeitos à humilhação das companhias que pagam propina; os que foram e ainda são vítimas das Construtoras amealhadoras de dinheiro público; os que necessitam dos Serviços Públicos e padecem sob a mão de um Funcionalismo Público que só quer cada vez mais benesses enquanto as pessoas que o sustenta padecem como se fosse cães largados em todo o tipo de filas, varando noites, sofrendo frio, dores e fome...

Bem, eu nem me arriscaria em delegar o premio a um estrangeiro, o povo me apontaria como um injusto e estaria coberto de razão, por isso, aponto os merecedores de usarem com propriedade e identidade a palavra Emunctórios, aqui cabe um plural, com toda a honra, pompa e circunstância que merecem; a eles eu daria o Prêmio Emunctório, se ele fosse instituído: Aos que deveriam ser o ventre gerador da nossa sociedade em evolução, o útero de onde deveria nascer a Educação, a Justiça, a Segurança; o Trabalho; a Paz e todos os meios para o crescimento de cidadãos saudáveis e produtivos, mas, tornaram-se emunctórios por onde saem os frutos da digestão do que serviu de banquete para os acordos e acórdãos espúrios que vêm realizando; o resto e o fruto das suas negociatas e partilha do dinheiro público; o bagaço que sobrou para a sociedade do escárnio com o poder do voto; o fedor que emanam à medida que alcançam os seus objetivos de Poder usando uma legítima estrutura Democrática; sim, eles os usurpadores dos Três Poderes da Nação Brasileira, os que agora se protegem e se alimentam pelas Leis que criaram ao seu favor, os nossos escarnecedores que voltarão a nos pedir votos, ou darão um jeito de comprá-los, nas próximas eleições...

Chico Steffanello
Enviado por Chico Steffanello em 24/05/2007
Código do texto: T500027
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.