PROFESSOR

PROFESSOR

A simultaneidade de funções que o professor desempenha tem a característica que imaginamos nas funções dos heróis: educar, orientar, comunicar sem vislumbrar altos ganhos, notoriedade ou “minuto de fama”.

Educar pressupõe relacionar-se com as pessoas num equilíbrio harmônico.E obviamente não é fácil manter sempre tal equilíbrio diante das situações que se apresentam para esse profissional tão mal remunerado. O professor é o profissional responsável pela iniciação de todas as outras profissões.A obrigação de um relacionamento afetivo e efetivo com superiores, colegas, alunos e pais de alunos sobrecarrega o corpo e a mente do professor que tem de estar em consonância nessa vinculação.O professor vive a cobrança de avaliar ao mesmo tempo em que é avaliado: em sua técnica de informar, de observar as falhas em suas próprias técnicas, as omissões do sistema e devolver essa colheita em termos de conhecimento profícuo.

A validade do conhecimento é itinerante.O caminho da sabedoria estende-se indefinidamente rápido e exige que o professor recicle atitudes e idéias com a abertura exata para acrescer-se com o saber produtivo.Tudo isso é feito num esforço extenuante para manter a dignidade que sua titulação encerra.

O professor, agora mais centrado na posição de orientador de competências, necessita revisar com consciência se o prazo de validade de seu conhecimento não está vencido.Esses atos de desmascarar-se e mensurar-se tão freqüentemente podem transformar-se numa estratégia mutiladora de sua capacidade se ele sentir-se minado pela incompreensão de seus superiores e da comunidade que ele desempenha suas funções.

Isso costuma reverter-se como uma responsabilidade só dele. Como um fraquejar, um afrouxamento na manutenção de suas capacidades. Não é! Ele é um ser forte que pode ver seus objetivos evadirem-se caso ele não sinta que tem o respaldo de sua comunidade. Ele não pode é se sentir sozinho com as dificuldades que freqüentemente o circundam.O professor faz parte de um “coletivo”: escola e todos nessa comunidade estão encadeados na mesma proporção.

O professor está sempre em busca do tal de reconhecimento “gratificante” que não é só o salário, mas a afirmação profissional que o torna seguro e insistente nessa carreira feita de amor e doação.

O professor é um ser enorme carente do respeito que merece.

JOYCE RABASSA

joycerabassa@hotmail.com