Domingo de Fuvest.

Tarde de domingo, porta de uma grande faculdade. Em um mesmo lugar inúmeros sonhos! Lembrei-me, entre tantas coisas, de uma frase antiga de propaganda: Cada um do seu jeito, mas com alguma coisa em comum.

Ainda que sem plena convicção de sucesso, provavelmente seja esta uma das coisas pelas quais muitos precisam passar na vida. Talvez como desafio ou tradição, talvez para encerrarem um ciclo, talvez para agradarem aos pais ou acompanharem os amigos, mas estão lá!

Independentemente do número de acertos, nesta tarde, futuros começam a ser desenhados. Alguns alcançarão o seu objetivo, outros partirão para o plano B, outros, indiferentes seguirão levados pela maré.

Noto alguns sentados pelo chão, fone no ouvido, lendo algum ponto da matéria que poderá ser decisivo. Outros buscam rostos familiares e se fortalecem em uma confraternização particular. Alguns preferem isolar-se e observar o movimento ou mergulhar no mundo oculto de seus celulares.

Muitos chegam com seus pais, cheguei a ver uma família toda, pais, irmão, avó e cachorro acompanhando o jovem, como se apenas passeassem pelo bairro. Há aqueles pais que acompanham o filho até o último centímetro permitido do portão. Muitos chegam sozinhos com ares desamparados ou autoconfiantes.

- Chegamos até aqui, mas não é o fim de nada! Vai lá e resolve. – Foi o que consegui dizer para a (“minha??”) jovem que já oscilava entre preces e julgamento dos supostos concorrentes.

Juventude! Diversas cores, diversos tons, inúmeros sons... pensei "chega a ser lindo", até que noto uma moça saindo de um automóvel com os olhos vermelhos e disfarçando, em vão, as lágrimas. Como definir aquilo? Medo? Emoção? Como estaria na saída?

Horas depois, a euforia na porta da faculdade deu lugar a inúmeros sentimentos mais distintos ou mesclados, variavam do alívio até a angústia de aguardar a divulgação dos gabaritos. Minha certeza é banal e única: a sucessão de dias é inevitável, e cada um deles trilhará seu próprio e único caminho, brilhante ou feliz, satisfatório ou necessário, mas trilhará!

Tempo,célere e sábio, mas incapaz de mudar certas coisas, como alterar a capacidade jovial de sonhar, lutar e acreditar! Um dia quem sabe, lá na frente, se surpreenderão deixando seus próprios filhos na porta de uma grande faculdade e assistindo a emoção de tantos outros jovens...

obs: O Vestibular FUVEST seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e FCMSC-SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). Para 2015 mais de 141 mil candidatos concorrem à cerca de 11.200 vagas disponíveis. Alguns cursos apresentam a proporção de 55 candidados/vaga.