Conversa com a criança interior (todos nós temos uma)

_Oi, minha pequena criança interior.

_Oi.

_Como você está se sentindo hoje?

_Não muito bem, não vê?

_O que há com você?

_ Estou triste. Me sinto só e desprotegida. Meus pais estão brigando.

_E o que você pensa de você?

_Que tenho que ficar aqui nesse quarto encolhida.

_E as suas irmãs?

_Elas estão lá fora. Não sei delas.

_E se soubesse, como seria?

_Acho que estão tristes também, mas estão juntas.

_Você consegue se juntar a elas? Seria melhor para você? O que aconteceria se se juntasse a elas?

_Vou tentar. Acho que será melhor para mim. Minha mãe veio me espiar. Acho que se lembrou de mim. Ela sabe que eu fico assim. Agora eles pararam de brigar.

_Que bom! Enxugue os olhos. Brinque com suas irmãs. Seu pais não sabem ser diferentes. Eles se amam e amam vocês e sofrem com seu sofrimento, mas não sabem ser diferentes.

_Tá bom. Eu vou lá onde elas estão. Estou melhor agora.

_Onde está seu pai?

_Ele voltou às suas ocupações. Minha mãe também.

_Saiba, pequena criança, que há um Deus que sempre está conosco. Em nenhum momento estamos sós. Deus está com seus papais (mas eles nem sempre sabem o que fazer), está com você e suas irmãs.

_Nas outras casas também é assim?

_Quase sempre. Momentos bons e momentos difíceis. Melhor se as famílias oram reunidas e têm entendimento de que Deus está com elas.

_Acho que meu papai e minha mamãe brigam porque também estão inseguros, não é? Antes eu pensava até que eles não se amavam; acho até que eles acham que não se amam, mas se amam, sim, e querem ficar juntos porque se importam com nossa família.

_Isso mesmo. Até qualquer hora.

_Você volta pra conversar comigo?

_Volto, sim. Você é muito importante para mim. Se você ficar bem, eu também ficarei. Fique bem. Até logo.

_Tchau.

.....................................

Tente você também, caro leitor, fazer o exercício de conversar com sua criança interior ferida. E diga a ela que você cresceu e está aí para confortá-la, protegê-la, amá-la.

Compre um caderno e faça os registros dessas conversas. Logo, logo você entenderá muita coisa dentro de você. Aí muita coisa poderá acontecer: talvez seus relacionamentos melhorem, talvez você compreenda melhor os ambientes e o mundo em que vive. Pode ser que... mas antes você precisa começar. Ah, quando sua criança interior for falar, dê a caneta à sua mão não dominante, aquela sobre a qual você não tem muito governo: esta é a mão de sua criança interior.

Neusa Storti Guerra Jacintho é Terapeuta e Practitioner em PNL e escreverá neste espaço e em outros segundo esses seus conhecimentos e prática.

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 07/01/2015
Reeditado em 08/01/2015
Código do texto: T5094345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.