DE CARIOCAS

   O carioca (designação que se aplica a todo aquele que nasce no Rio de Janeiro) é, sem sombra de dúvida, um povo à parte, uma categoria especial de gente que não se encontra em qualquer outro lugar do mundo.
   É um povo alegre, sempre de bom humor, louco por samba e futebol, pronto a topar uma brincadeira - não esquenta por pouca coisa.
   Que importa a ele a crise atual ou as brigas entre os traficantes se têm, para deleite dos olhos e do corpo, toda aquela paisagem belíssima repleta de praias as mais bonitas. E contando com uma enorme vantagem: o uso gratuito, disponível a todas as classes sociais 24 horas por dia.
   Quem só conhece a Barra, Ipanema, Copacabana e adjacências, não faz idéia do que está perdendo por não saber onde ficam as praias da Pedra de Guaratiba ou Sepetiba, lá para os lados de Campo Grande e Santa Cruz, com suas lindas e românticas enseadas.
   Autêntica representante da cidade impossível deixar de citar a garota carioca que é, como todos sabem, um caso digno de estudo. Tem ela uma graça, uma leveza e feminilidade que faz qualquer cara do sexo oposto ficar de queixo caído. E não me venham dizer que a encontramos somente em Ipanema. Puro engano. A garota carioca está presente em todos os bairros, da zona sul à zona norte: em Copacabana, no Flamengo, em Botafogo, em Bangú, no Meier e, até mesmo... no Andaraí.
   Na verdade me parece que a legítima carioca não é a chamada "patricinha", a filhinha do papai que anda pilotando um carro último tipo. A legítima carioca, a verdadeira carioca é, a meu ver, aquela que batalha na luta do dia-a-dia estudando ou trabalhando, andando de ônibus ou de trem, tudo isso sem perder a sua ginga característica.
   Aliás, é bom lembrar, que os chamados atributos femininos que distinguem a mulher carioca das demais começam a surgir em torno dos 12/14 anos, e perduram até por volta dos 40. Para umas mais, para outras menos.
   Certamente o carioca foi criado em um momento de lazer para deleite divino: um refrigério na luta cansativa do exercício de obrigações que incluem, em sua maioria, queixas e reclamações, as quais não sendo passíveis de pronto atendimento geram, em consequencia, novas reclamações e novas queixas.
   Salta aos olhos de todos que Deus é carioca. Como poderia deixar de ser se ele está ali "braços abertos sobre a Guanabara", abençoando sua cidade e acolhendo com carinho todos os que a ela chegam.
   Ao que consta, a iluminação do Cristo foi inaugurada na noite de 12 de outubro de 1931 através de um sinal elétrico emitido de Nápoles por Marconi, o qual captado por uma estação receptora na Inglaterra, foi retransmitido para uma antena em Jacarépaguá que o enviou para a estátua no Corcovado. Vale acrescentar que ela, a estátua, está situada a 704 m acima do nível do mar. Para quem não acredita em milagres esse é um dos poucos que se pode ver e tocar.
   Estou absolutamente certa de que João Paulo II, quando esteve entre nós, ficou totalmente deslumbrado ante a beleza única daquilo que o cercava. Eu mesma fiquei emocionada, não tanto pela presença do Papa, mas com o que se descortinava do local onde foi rezada a missa: a Baia, o Cristo, a Igreja da Glória... e envolvendo tudo uma tarde clara de céu, sol e mar. Ô saudade danada!
   Desculpem-me pelo entusiasmo e pelo orgulho. Acho que dá para perceber... afinal, sou carioca.


Escrito em janeiro  de 2004
Publicado em julho de 2006

                  .  .  .

 
Os atributos femininos
 tão suavemente lembrados
 é que levam aos desatinos
 dos meninos de outros estados.
..

Hluna

Esse quê tão feminino
que esbanja a carioca,
é na verdade um hino,
que a todo homem provoca.