Os encantos do sertão nordestino

O sertão do nordeste é, sem sombra de dúvidas, uma das regiões mais encantadoras do Brasil. O que nos falta em riquezas materiais nos sobra em cultura. Somos um povo extremamente expressivo e sensível, porque sabemos extrair de nossa situação precária a poesia que vem tornar a vida mais doce.

Subir num carro de boi e adentrar as paisagens de nosso sertão é um prazer indescritível. O solo avermelhado anuncia que a vida por esses lados é sempre árdua e apaixonante. A vegetação seca e espinhosa vem comprovar a dureza de se viver por aqui. Por dentro das cercas avistamos o solo rachado denunciando que ali um dia existiu água. Cabeças de bois magros que balançam chocalhos cansados anunciam que há por perto alguma família. Não demora muito e avista-se uma casa de taipa, pequena, de onde saem crianças correndo na maior gritaria do mundo, são tantas crianças que se tem a impressão de que é ilusão de ótica caber tanta gente num recinto tão pequeno. Uma fumaça sai da porta do quintal, um cheiro gostoso de café e de fubá. São agora 17:00hs e o sol ameaça nos deixar. Logo chega um convite para participar do lanche, as crianças já lavadas, com seus chinelinhos remendados com barbante e suas roupinhas de chita sorriem um tanto acanhadas. A dona da casa serve um café quentinho e uma broa deliciosa. Apesar da mesa tosca de madeira, sem toalha, os bancos com as pernas meio bambas, temos uma sensação de bem-estar que não é comum. Sentamos no terreiro onde o senhor da casa nos espera para uma prosa boa e divertida. Os causos contados são, ora horripilantes, ora entristecedores, mas de uma veracidade um tanto quanto duvidosa. A conversa está muito boa, mas percebemos que a dona já começa a armar as redes mostrando-nos que já é chegada a hora de irmos embora.

A lua aqui é mil vezes mais clara do que em qualquer outro lugar, e as estrelas que cobrem esse céu são bem mais brilhantes e em maior número do que nos céus dos outros lugares. Os nossos pássaros são mais afinados e têm um repertório mais refinado. Até mesmo os cachorros são mais amigos.

É fascinante esse lugar. É fascinante ver a vida brotando num solo seco e quente, é fascinante ver a sabedoria em pessoas que sequer sabem o que é alfabetização, é emocionante você olhar nos olhos de uma criança nordestina, sertaneja e deparar-se com o brilho mais intenso da vida. O sertão nordestino é encantador!

Cinthya Danielle dos Reis Leal
Enviado por Cinthya Danielle dos Reis Leal em 25/02/2005
Reeditado em 28/02/2005
Código do texto: T5159