Sabedoria Popular

Se existe algo que respeito é a tal sabedoria popular, a linguagem do povo, os ditados, os “ditos”. Um deles: “Espinho que tem de furar, de pequeno traz a ponta”. Pois bem, vamos aos fatos.

Meu filho Erick tinha 12 anos, começara a aprender violão e já compunha suas primeiras canções. O ano era 1980, e havia uma canção que estava fazendo muito sucesso no rádio e na TV, que era SUNSHINE ON MY SHOLDERS, cantada por John Denver. Nesta época eu não escrevia poemas, mas arriscava umas letras para o garoto musicar. Com aquela melodia na cabeça comecei a escrever, seguindo também o ritmo da famosa canção.

Quando entreguei a letra para o Erick, citei qual a fonte de inspiração, como que para ajudá-lo quando a fosse musicar. Foi aí que fui surpreendido com a seguinte resposta: “Pai, esse “negócio” de fazer música parecida com a dos outros não “tá” certo, não!”. Acreditem ou não, o gravador estava ligado e eu tenho até hoje guardada a fita cassete que contém a gravação.

Voltando à sabedoria popular, este conceito de honestidade ainda hoje norteia o trabalho musical deste filho, que me enche de orgulho por ter conseguido passar pra ele a retidão e honestidade que têm norteado toda a nossa existência.

Os versos da canção eram assim:

TEMPO BOM VIRÁ

De: Erick von Sohsten e Jota Garcia

NUM CÉU CINZENTO,

NUVENS NEGRAS PAIRAM PELO AR.

SOSSEGA CORAÇÃO,

TEMPO BOM VIRÁ.

AMANHÃ,

NOVO DIA,

TUA SORTE VAI MUDAR.

SOSSEGA CORAÇÃO,

TEMPO BOM VIRÁ

UMA BRISA

DE ESPERANÇA

SEMPRE ESTÁ A NOS CONTAR

QUE DEPOIS

DO MAU TEMPO,

TEMPO BOM VIRÁ.

E NUM CÉU

BRILHANTE,

NUVENS BRANCAS CEDO VÃO CHEGAR.

VAI TRANQUILO NAVEGANTE,

TEMPO BOM VIRÁ.

Jota Garcia
Enviado por Jota Garcia em 26/05/2015
Reeditado em 22/11/2018
Código do texto: T5256065
Classificação de conteúdo: seguro