CONVERSA...

___Quem? Eu? Ainda que me cortem a lingua, não deixarei de falar.
___Mas, homem, você bem sabe que  a decência pede que sejas menos cruel para com a reputação alheia.
___Qual decência, nem meio decência. Sejam honrados e trabalhem por alcançar uma reputação  ilibada, como alcançaram meu avô, minha avó,meu pai, minha mãe, minha irmã, primas, tios e tias, todos da minha geração, que em pontos de honra e sangue, desafio a quem  os tenha melhor.
___Bem, está bom, basta meu amigo; não falemos mais disto.Mudemos  a conversa, que sangue puro sempre  me põe a cabeça tonta.

Dois homens estavam nesta conversa há mais de  meia hora. Um era de meia idade, gordo, pretensioso, espevitado, o outro, um rapagão de seus trinta e cinco anos, de maneiras gentis, sem fatuidade.  O velho é o de familia de sangue azul, honrada até a ponta do nariz; e o moço é o que contesta a excessiva severidade de julgar de seu amigo.

Depois desta conversa, anos se passaram. O velho foi demitido  do alto posto que ocupava por ...
honradamente haver cometido um desvio de  considerável quantia de dinheiro, e vinha a ser filho bastardo de um antigo figurão do Líbano. O moço era um famoso cardiologista, filho de um humilde pedreiro e uma costureirinha.

A vista disto, desconfio de taes apuradores de gerações!

 
Jeane Diogo
Enviado por Jeane Diogo em 13/07/2015
Reeditado em 13/07/2015
Código do texto: T5309293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.