CASCA DE JACA N° 8

CASCA DE JACA N° 8 DELETADO

Quando o anúncio foi publicado no jornal, muitos não deram importância achando se tratar de mais uma peça teatral ou coisa parecida. Mas era curioso. Dizia assim: cascadejaca n°8 – arquivos na quadra 43, lote28 do São João Batista...

O que significava?

...

- Redação. Em que posso lhe ser útil?

- Sobre o anúncio fúnebre “cascadejaca n°8” quem colocou e o que significa?

- Senhora deve ligar para classificados...

- Quero saber o que aconteceu?

- Não tenho como lhe informar senhora, aqui é a redação, fazemos as matérias e o que a senhora quer saber é de um anúncio...

- Obrigada, eu me viro... – e desligou.

...

No cabeleireiro outra mulher pega o jornal para ler enquanto pinta o cabelo em mechas.

- Meu Deus! cascadejaca n°8 foi deletado, não pode ser!

- De que está falando santa? – pergunta o cabeleireiro olhando o jornal.

- Deletado. Será que mataram o cascadejaca n°8? Também, sabia de tanta coisa, um verdadeiro arquivo ambulante. Diz aqui que está na quadra 43, lote 28.

Os dois ficam subitamente em silêncio. Ela lembrando quando conheceu cascadejaca n°8. Estava no trabalho nesse dia, daqueles, que não tem nada para fazer, aí ela acessou sua conta na internet e entrou no bate-papo.

- Oi, alguém quer conversar? – perguntou cascadejaca n°8.

- Estou muito chateada porque meu marido anda transando com outras.

- Outras...

- Ele me põe na geladeira e pega fogo com outras.

- Tem certeza disso?

- Tenho, já me contaram, mas ele nega.

- Vá ao shopping, compre roupas maravilhosas, arrume unhas e cabelos, arranje umas amigas pra sair. Depois me conte...

O cabeleireiro lembra que estava experimentando alguns cortes no seu modelo virtual. Por mais que tentasse algo novo, não conseguia, e o concurso “Tesoura de Ouro” estava encerrando as inscrições.

- Vou dar um tempo... – foi para o bate-papo.

- E aí? – era cascadejaca n°8.

- Aí o quê? Eu preciso inventar um corte e parece que não existe mais nada pra ser inventado com os cabelos.

- Divida os cabelos da cabeça em quatro rabos, achate as pontas e faça um corte bandeirinha no meio, pra dentro, aplique bastante gel nas pontas e leve a “Tesoura de Ouro”...

...

No escritório do partido, após uma reunião calorosa sobre privilegiar ou não, uma empresa, o deputado resolveu ficar até mais tarde e foi para o bate-papo no laptop. Ele sempre procurava ver se cascadejaca n°8 estava on-line.

- Oi dep.

- Oi cascadejaca...

- Qual é a de hoje?

- Me ofereceram um percentual para votar numa empresa picareta e eu gravei tudo como você falou.

É isso mesmo, não tenha medo, quem faz jogo sujo fica enlameado.

...

- Encontrei minha filha desaparecida e adorei você estar on-line para agradecer a mobilização para que quem a visse denunciasse. Nunca vou esquecer você cascadejaca n°8

...

- Casca... que bom, estava mesmo te procurando, arrumei aquele emprego e hoje é meu dia de folga. Tinha que agradecer você, valeu...

...

- ...o remédio está em falta...

- Procure a Secretaria de Saúde, eles vão providenciar para que não deixe de tomar seu medicamento. Cascadejaca n°8 está sempre aqui, saúde...

...

- Casca... Arranjei um namorado na internet e tivemos uns “pegas” diante da cam, agora ele está ameaçando contar a minha esposa e colocar on-line as cenas... O computador do sujeito teve um vírus avassalador, perdeu tudo.

...

Cascadejaca n°8 estava para tudo e para todos. Criaram uma comunidade “Amamos cascadejaca n°8”, surgiu também a “Eu odeio cascadejaca n°8”.

No dia do anúncio no jornal, seria oferecido um jantar surpresa para cascadejaca n°8. A comunidade preparou uma homenagem num restaurante da Zona Sul do Rio de Janeiro onde iriam conhecer, em carne e osso, o personagem folclórico. Estranharam porque ele ou ela não respondeu aos e-mails e se iria ou não ao evento...

Na secretaria do cemitério, várias pessoas, completamente diferentes, chegavam perguntando onde era a quadra 43, lote 28. Ninguém queria se identificar.

No local, dentro de um vaso de boca larga, aparecia um papel enrolado. Cada um que chegava, pegava a folha e ao ler saía com um semblante diferente.

Um dos funcionários, curioso porque não via ninguém colocar folha de papel no vaso e mesmo assim as folhas não acabavam, aproveitando que na hora não via ninguém por perto, foi até o local e também tirou uma folha para ver...

Tinha a foto de uma jaca e sobre ela uma cruz.

“Todas as coisas no mundo são importantes, porque foram criadas por Deus, até a “cascadejaca” como esta, que você sabe o quanto teve utilidade em sua vida. Preste atenção às coisas que aparentemente não tem atração, os verdadeiros tesouros estão escondidos”.

O lote 28 da quadra 43 fica debaixo de uma jaqueira...

Por vários dias, sempre teve um papel naquele buraco para quem era amigo e que se sentia no direito...

ARQUIVADO