EXPRESSÕES ESTRANHAS

Há momentos em que ouço expressões bastante estranhas ao dia-a-dia. É certo, pois o brasileiro criou termos vocálicos e tais termos se transformaram em dialetos ou expressões regionais.

Não vou falar nas regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Norte e Centro Oeste, mas de algumas expressões dentro da cidade.

Tenho um amigo que se chama João, mas carinhosamente é chamado de DINHO.

Um dia uma pessoa o cumprimentou desta forma:

- “Tá bom, Dinho.

Maria veio apressada e disse que estava levando uma revista “Pu Dinho”.

Pedro foi à casa de João e conversou com ele e no final soltou esta expressão “tá Dinho”.

Fui a uma festa e me apresentaram um senhor, que se chama Antônio. Na apresentação, ele me disse o seu nome, dizendo:

- “ Eu me chamo Antônio, mas sou conhecido “ Por Quinha” do José”.

Na mesma festa conheci um sujeito de mais ou menos dois metros de altura e seu apelido era Filhinho. Uma outra pessoa me disse que seu nome foi escolhido por sua mãe, que nunca foi à praia e lá chegando disse:

- “ Lindo Mar”.

Apareceu-me uma moça, de olhos verdes e a ela fui apresentado. Então não sabia e ela me disse:

- Sou a sua “Prima Vera”.

Encontrei Maria, com apelido de “ Dinha”.

O garçom veio apressado dizendo que levaria o salgadinho “Para a Dinha”.

Dinha saiu correndo e seu namorado disse:

- “Pega a Dinha”, por favor.

Outro jovem bem apresentado, tinha o apelido de Gaio. Conversando, ele me falou que se ordenaria padre e gostaria de ser “Papa Gaio”.

Uma senhora chegou perto de mim. Sabendo que eu sou Contador, ele me disse que possuía um bar. Este bar foi fechado, então deduzi: “Bar a Tinha”.

São tantas palavras que a cada momento pode-se lembrar e fazer uma comparação.

JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO
Enviado por JOSÉ CARLOS DE BOM SUCESSO em 23/08/2015
Reeditado em 09/10/2016
Código do texto: T5356665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.