Bruna Lombardi e eu

Boa tarde meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 de quando em vez. Depois de uma semana de chuvas torrenciais, o sol resolveu mostrar a cara aqui em Charky City, justo no nosso Baca dia, sexta-feira. As folhas das árvores estão mais verdes, assim como os olhos da.... Bruna Lombardi.

Já falei para vocês que a Louise tem ciúme platônico da Bruna? Pois por esses dias, quando saiu uma foto dela linda e em forma, aos 63 anos, reavivou-se tal sentimento. O motivo?

Buenas, antes de responder, deixa eu fazer uma pergunta: leram O Perigo do Dragão, livro de poesias dela? Se leram, já pararam para pensar quem é o "Antonio" mencionado em algumas poemas que lá estão? Pois bem, a Louise leu o livro, que achou na minha biblioteca particular, e parou para pensar sobre quem seria aquele Antônio...

O que foi? Estão achando que é mentira minha? Acham que eu sempre fui esse veterano caído aí da foto? Pois saibam, já disse, que eu sou mais bonito que o Gianechini. Quando novo, então, eu era um primor.

Todavia, tenho de confessar que o ciúme platônico de Louise tem um outro fundamento, agravante: eu tenho uma foto ao lado da Bruna Lombardi, autografada. E a dedicatória da foto? "Ao 'meu' Antonio... Beijos, Bruna."

Como consegui tal foto? Não, não foi em Faxinal do Soturno e, tampouco, aqui em Charky City, que a Bruna nunca andou por aqui. Nem pelo correio! Foi em Porto Alegre. Ela costumava ir lá, todo ano, ver o poeta Mário Quintana (*), que conheceu numa Feira do Livro, em 1977. Como vocês sabem, eu estudei um breve tempo por lá, em 1983, e... também conheci a Bruna.

Buenas, além de linda, a guria é uma excelente poeta. Em 1984 lançou O Perigo do Dragão, onde aparecia o tal Antonio... Eis um dos três poemas em que apareço, digo, aparece o tal Antonio, na página 71 (a grafia é a do texto original):

"ANTONIO

Antonio não existe, ela não passa

de uma espécie de fome e se parece

com qualquer outro homem de sua espécie

mas eu me visto para antonio, compro coisas

faço um uso exagerado de perfume

me torno mais feroz que de costume

mais voraz, cheia de humor

se antonio me quisesse eu não teria

calcinha à altura desse encontro

e talvez ficasse tão tensa

achando que a vida não é como se pensa

e nem sequer é todo o crime que compensa."

Bom, não me perguntem mais nada sobre o poema e o significado de suas metáforas, pois, como disse, a Louise tem um ciúme platônico da Bruna e prefiro que assim ele permaneça...

(*) - Se alguém aí for à Porto Alegre, vá à Casa de Cultura Mário Quintana, um imponente prédio que, outrora, foi o Hotel Majestic, construído no início do século XX. Lá, tem o quarto do poeta (ele morou muito tempo no hotel), arrumado com os pertences dele. Inclusive duas fotos na parede: da Marlene Dietrich e da... Bruna Lombardi. Linda. É uma visita obrigatória para todo turista.

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2015 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 16/10/2015
Código do texto: T5416895
Classificação de conteúdo: seguro