images?q=tbn:ANd9GcRPVKrt1KN5HmVgYhVes4ONnLef-BenUwX4u_DLB_10pt8t2Lzq
SEJA UMA PONTE DE AMOR
 
Conta-se que certa vez dois irmãos donos de fazendas vizinhas, onde tinham um rio na divisa dos terrenos, um deles queria usar água para plantio e o outro queria usar a água para o gado, o problema estava feito pelo conflito de interesses. Um começou a implicar com o outro e certo dia os ânimos se exaltaram. Naquele dia proferiram palavras de insulto, grosseiras e juras de rompimento para sempre. O irmão que era dono da maior parte do rio contratou um empreiteiro para fazer uma obra que a seus olhos resolveria o problema, foi então que ordenou:

– Quero que faça uma cerca aqui nesta divisa de meu terreno com do meu irmão. Após a morte de meu pai nos desentendemos e decidi que quero distância dele. Soube que você é muito rápido no serviço, viajarei para resolver negócios numa cidade vizinha hoje e retorno depois de amanhã, quero esta obra pronta.
– Falando assim, entregou o dinheiro para o encarregado e partiu. 

Passaram dois dias e o irmão dono da obra retornou para sua fazenda e foi conferir de perto o resultado do serviço. Ao chegar ao rio teve uma grande surpresa, a obra já estava pronta, mas não era a cerca e sim uma “ponte” que unia as duas fazendas passando por cima do rio. Ele ficou irritado com o feito e decidiu procurar imediatamente o encarregado do serviço para tirar satisfação. Virou em retirada, momento que assustou ao ouvir gritos do seu irmão.

– Meu irmão você chegou! - Ao virar-se maior surpresa teve quando seu irmão veio correndo de braços abertos e atravessou a ponte, jogando-se em seus braços e dizendo:

- Meu irmão! Estava muito triste e abatido. Perdi o sono e a fome, imaginar que nossos pais entristecidos ficariam com nossa briga, estava pensando numa forma de me desculpar e você com este bom coração teve esta atitude de fazer uma ponte para acabar com nossas brigas. Foi a melhor coisa que poderia ter feito. Assim nossas vidas nunca mais serão distanciadas e nem separadas. Perdoe-me irmão! Não tenho mais ninguém na vida que seja mais importante do que você. Eu te amo. – Assim ocorrido, os dois choraram, se abraçaram e nunca mais se separaram.


 
images?q=tbn:ANd9GcSSqXxkpnvuaMxCDAol13CJPpVqNdhAsrJsLwRz0eY5h_tHNQWs

Esta história não é de minha autoria, apenas a contei com minhas palavras, com intuito de refletirmos e analisar o ocorrido, assim acontece também com a gente. Temos amigos, irmãos, filhos, parentes, conhecidos em geral. Pessoas que em meio a grandes turbulências da vida, por vezes pelo voto de confiança nos pedem socorro. E uma palavra nossa, apenas uma só palavra poderá ter um efeito benéfico ou maléfico na vida desta pessoa.

Quando percebemos que estamos com este poder nas mãos, peçamos a Deus sabedoria para poder ser uma ponte de bondade e paz para a vida daqueles que nos buscam. As escrituras falam: “Bem aventurados os pacificados, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Somos filhos de Deus e todos irmãos, devemos olhar com amor e solidariedade, ter em nossas atitudes gestos de compaixão e amizade; saibamos usar nossas palavras com dignidade, com intuito de salvar e ajudar alguém, usando-a como cura, levando conforto, esperança, paz, vida e nunca a morte.

Deus nos ensinou a praticar o amor pela caridade. Somos sempre passíveis de erros. Por isso se diz que errar é humano. Mas Deus em sua divindade de amor e doação – Ensina-nos que amar é perdoar. É possível amar somente por que Ele nos amou primeiro, sem ao menos merecermos... Isto que torna o perdão divino... Somente através dele conseguiremos nos aproximar mais de Deus.

Digo que não é possível perdoarmos se não buscarmos este dom perfeito em Deus! Humano nós somos, mais fomos criamos a imagem e semelhança de Deus! Temos naturalmente esta capacidade de perdoar. Na verdade perdoar é uma escolha, por termos duas opções em nossas mãos: Podemos escolher viver com o orgulho... Ou viver no amor! Acredito que amor é renúncia! O orgulho é vaidade. O amor conciliado com o perdão nos aproxima de Deus. E o orgulho acariciado em nosso coração, nos aproxima da solidão.

Escolha partilhar amor, nunca deixe-se vencer pelas avalanches da vida, por vezes as amarguras dos outros nos atingem na alma, mas no mundo existe muitas sementes de fé em pessoas que preferem cultivar amor e esperança. Escolha ser feliz, deixando a chuva da graça de Deus lavar sua alma, assim a terra se renova. Porque é através da chuva, que se faz germinar a semente, ela também lavar as sujeiras da vida, e pode também lavar da alma e fazer nascer um verdadeiro amor em você!

Belo Horizonte/MG - Brasil
De dentro do meu ser: Leti Ribeiro

 

ponteletictonica.gif?width=457
 







INTERAÇÕES RECEBIDAS DOS AMIGOS DO SITE PEAPAZ ONDE GANHEI O CONCURSO DA ANTOLOGIA





 
Maria Iraci Leal - 24/09/2015
Tinha tanto a dizer, eu escreveria esta crônica tal e qual, mas é a ti que foi dada a graça... Em tempos tão atribulados, restou á arte, á literatura e poesia, mostrar a travessia para o outro lado, que nossas palavras sejam pontes deste amor tão divino e que sustenta os mundos e planetas em perfeita harmonia sem se colidirem... Parabéns querida poetisa Leti, minha admiração, parabéns, bjs MIL.


*****Querida Iraci! Tudo que somos é um sopro de vida, Deus em sua infinita graça nos sustem neste mundo. E assim, para vida ter seu valor é necessário somar em comunhão com nossos irmãos, que Deus nos ajude a ser cada dia melhor do que somos, e amar mais do que achamos que amamos! Beijos no seu coração querida amiga! Obrigada por me acolher em sua família poética. Leti







 

 

Antônio Domingos -  24 setembro 2015 
Amiga Leti. Uma crônica que nos traz mensagens de Amar o Próximo, com gestos simples, um aperto de mão,um abraço, uma palavra,  com a linda história dos dois irmãos.Falta-nos a essência do toque, "do carinho", a compaixão. Leti,sua crônica é Amor e Compaixão,  e a mim bastaria dizer: "Linda crônica´Parabéns" então; desculpas, pois "Dizer o que já está dito parece besteira ou nem sei lá o quê" Aqui neste espaço, leio e releio, e me apraz tecer comentários de um simples leitor , de um escritor amador. "Faço das palavras sábias e sinceras de Iraci as minhas"
 
****Antônio, seu comentário ficou emocionante, a solidariedade e entrega é o maior ato de amor do ser humano! Muito agradecida pela leitura e interação, Deus te abençoe! Leti







 

Marcial Salaverry em 24 setembro 2015 
Uai sô...Mas é lindmaizzz esta sua cronica querida poetamiga...
Uma ponte de amizade, é o que de melhor pode existir... 
E seu brilhante comentário sobre o conto, faz realmente refletir...
Brigar, por que? Não há nada como a paz de um diálogo.
Beijos mega aplauditivos,
Marcial
 ****Que bom ter sua presença e gentil comentário amigopoeta Marcial! Que a paz habite em nossos corações! Leti
 





 

Regina da Conceição Madeira
Amiga Leti, linda e expressiva obra. Abraços carinhosos.
 
****Que bom ter-te aqui amiga Regina! Beijos poéticos!  
 







Mauro Martins Santos 
em 25 setembro 2015 
AIMAGEMDEESCOLHEPOISAVIDA.png
O fato de você amigo-irmão existir,
determina o fato de que existo.
Não quero ir-me de ti, nem nada exigir;
Disse Pessoa: "Morrer é a curva da estrada,
morrer é só não ser mais visto!
(m.m.s)
Isto diz respeito meu amado (a) irmão/irmã que nós mesmos não somos aquilo que conta realmente. Não somos nós em uma relação os mais importantes. Só configuramos nossa existência em uma dialética eternal: existimos frente a existência de outra pessoa, nosso interlocutor, interprete interpsicológico desse fenômeno de causa e efeito: - O fato de você existir determina o fato de que existo; já que morrer além de comum entre viventes, é mais fácil ainda: - "morrer é só não ser mais visto".
Creio ter tido a enorme presunção de sintetizar tua elevada exposição nossa/minha querida amiga-confreira Leti. Beijo e abraço fraterno. 
 
 
****A única coisa que levamos desta vida é o amor .  Um belo texto. Amar sempre. bjus e Bom final de semana. MEU AMIGO -IRMÃO MAURO, SUAS PALAVRAS RESSALTARAM E ELEVARAM O OBJETIVO PRINCIPAL DE MINHA CRÔNICA, SINTO FELIZ AQUI NO PEAPAZ QUE SINTO QUE SOMOS UM POR TODOS E TODOS POR UM. O AMOR É O DOM SUPREMO QUE NOS UNE E FAZ-NOS IRMÃOS! BEIJOS POÉTICOS! LETI RIBEIRO









 


 Dione Fonseca de Barro 26 setembro 2015 
988447_227711140762442_2795344450374452156_n.jpg
 
****Agradecida pela leitura e gentil interação poetisa Dione, beijos poéticos! Leti 


 










 

Maria José Chantal em 26 setembro 2015 at 16:48
Flores107.jpg
Só tennho uma palavra.... OBRIGADA!!!

****Chantal querida amiga das letras, meu coração que é agradecido de ter neste espaço pessoas que interagem com amor e fé. Vocês são especiais, meu carinho e gratidão a todos.







 
 

Maria das Graças 
Linda obra, querida Leti Ribeiro! As pontes unem  e fortalecem os laços de amizade! Parabéns!
Beijosss

11891183_831187400331842_5443816904184686674_n.jpg
 
****Querida das Graças, sua presença e incentivo são sempre cativante, obrigada pelas lindas flores. Beijos poéticos. Leti Ribeiro














Amiga Leti.Bela crônica em meus comentários prévios.Participação de valor aqui neste espaço. Parabéns um milhão de aplausos.
Meu abraço pelo prêmio recebido com louvor. Muito justo. Abraços



parabens.gif
 
****Agradecida pela leitura e gentil interação poetisa Dione, o carinho de vocês me emociona, beijos poéticos e Obrigadaaaaa! Leti Ribeiro

 
 
 
Resultado em 3 outubro 2015 at 10:44
ANT65CRONICAPRIMEIROLETI.jpg?width=721








 

Maria José Chantal - AMEI!
 

3 outubro 2015 at 12:45 - Antônio Domingos
Amiga Leti. Bela crônica em meus comentários prévios. Participação de valor aqui neste espaço. Parabéns um milhão de aplausos






 


Gif de fada


996442.jpg
Agradecida a todos os leitores,
amigos poetas que me incentivam a prosseguir
na arte da escrita literária,

Muito  obrigada pela presença.
Beijos poéticos
LETI RIBEIRO