Boi de Ouro

Hoje pela manhã ao fazer uma pequena viagem para visitar meus entes queridos em uma cidade que fica a oitenta e quatro quilometro de Goiânia onde meus avós maternos moravam e criaram família. Cidade essa que só conseguimos ver quando já estamos na sua entrada, por ela ficar dentro de uma serra. Qual não foi a minha surpresa quando lá cheguei, logo após passar a ponte do rio dos Bois que, aliás, a prefeitura aproveitou as águas do rio para fazer um lindo lago que deu um toque todo especial à cidade, logo da subida a visto uma bela estatua de um boi, no que pensei deve ser para homenagear a pecuária por ser lá uma importante zona da agropecuária de Goiás.

Só quando chegamos bem perto da estatua é que vi a inscrição Boi de Ouro, meus irmãos comentaram entre si que o nome deveria ser porque a agropecuária dava uma grande renda para o município. Foi quando entrei na conversa deles, dizendo que não era por causa da pecuária, e sim por causa da lenda que tem lá, porque a cidade surgiu no ciclo do ouro, que lá havia sido uma grande zona de garimpo de ouro, quando o ouro foi acabando nasceu uma lenda de que havia sido enterrado lá um boi de ouro, onde muita gente acreditou lenda essa que atravessou século e até hoje é contada. Ainda falei olhem para vocês verem que a estatua é de bronze com pontos dourados para representar o ouro.

Eles não acreditaram no que contei, caíram na risada, então falei quando chegarmos ao cemitério pode perguntar para os tios que moram aqui se a lenda não é contada até hoje, foi o que eles fizeram depois que todos confirmaram a explicação que havia feito a eles acreditaram, ainda perguntaram por que somente agora é que ele estava sabendo a respeito da lenda no que um tio meu disse por que é lenda, às veze se esquece de contar, por isso é que a estatua foi feita para que a lenda for sempre lembrada, no que eu disse é porque muitas das lendas do nosso país estão sumindo porque aqui tem uma politica de valorizar o que é dos outros e esquecermos o que é nosso. As pessoas estão mais preocupadas em preservar a cultura de outros países assim como o dia das bruxas lá USA, sendo que nossas lendas são tão ricas, porque aqui não só temos a lenda do Saci, como o Pai do Mato, A Mula Sem Cabeça e por ai, quase ninguém fala, nem conta mais estórias sobre eles. Parabenizo o prefeito por ter feito a estatua para perpetuar a lenda do Boi de Ouro.

Ainda contei que uma prima nossa por certa ocasião contou a lenda para uns amigos dela, eles quase morreram de tanto rir, além de dizer a ela que ela era de uma imaginação muito fértil para inventar essa estória no que ela disse que era só procurar isso para uns dos moradores de cidade que todos iriam confirmar a lenda.

Lucimar Alves

Lucimar Alves
Enviado por Lucimar Alves em 02/11/2015
Código do texto: T5435573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.