TCC

Boa tarde meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 de quando em vez. Já fizeram TCC, algum de vocês? Se sabem o que é TCC, é porque com certeza já o fizeram. Putz, dá um trabalhão!

Não sei ainda porque me meto a fazer esses cursos de pós-graduação. Talvez seja um jeito legal de fugir das telenovelas da noite. Ou pagar uma de coroa que estuda, que não está acomodado, essas coisas. Para conseguir titulação para subir de nível no magistério ou em outro nível público não é, pois este Bacamarte já está na última classe de sua profissão.

Confesso que os cursos são legais de fazer, sejam presenciais ou em EAD (Sabem o que é? Se sabem...). Tudo o que a gente estuda ali, depois de formado, pode fazer no sistema autodidata também. Só que ali a gente conhece pessoas, vai a lugares, pintam atividades, congressos, palestras, essas coisas. Tá, já sei, descobri agora que faço pós graduação para incrementar minhas relações sociais. É isso.

O problema, confesso, é no final. Os famigerados TCC's, que devem ser escritos conforme as regras da ABNT (Sabem o que é? Se sabem...). Acho um saco. Isso tudo dá um trabalho. Pelo número de páginas não é, pois o pessoal está pedindo 15 a 25, 20 a 35 páginas, por aí, naquele espaçamento 1,5. Claro, não é lance de monografia de mestrado ou de tese de doutorado, que nesse nível este Bacamarte não chegou e nem pretende. Isso é coisa pra quem já enlouqueceu e já está no hospício, embora ganhando uma grana preta para isso. Não estou por essas. Até já me convidaram. Hoje em dia tem mestrado na área da educação pra tudo quanto é gosto, você se enturma e as oportunidades aparecem. Mas não.

Mas voltando ao TCC e a ABNT, eu sempre fico nervoso. O legal é estudar para fazer o artigo final que vale o TCC, ah, isso dá um tesão legal, mesmo com o professor orientador metendo o bedelho o tempo todo, exigindo isso, mandando alterar aquilo. Todavia, o grande problema mesmo é ficar formatando isso tudo depois, corrigindo referências, montando bibliografia. Puxa vida, já montaram bibliografia? Cruzes, que troço mais chato.

Ou então você paga para um cara fazer a diagramação, tabulação, corrigir as referências e montar a bibliografia. Sai uma grana e, de vez em quando, você vai ver e tem uma coisita errada. Daí tem o prazo de entrega que já está terminando. Sempre sinto uma pressão enorme com isso tudo, e essa é a parte ruim de fazer pós graduação.

Ou vai ver eu é que sou neurótico e desorganizado mesmo. É isso, vai ver é isso. Gosto de escrever livre, formatar do jeito que eu quiser. Essas regras me sufocam psicologicamente. TCC é um saco. Nem podemos entregá-lo em folha colorida!

Bom mesmo é escrever crônica.

Como amanhã estarei offline, deixo hoje o texto para vocês. Abraço!

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2015 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 05/11/2015
Reeditado em 05/11/2015
Código do texto: T5439096
Classificação de conteúdo: seguro