Você, viajante especial

Viajar é uma das melhores, senão a melhor, coisa que existe - ao menos para a maioria das pessoas. Pode ser para outro país, para outro estado, para o interior... mas pode ser também para o interior de nós mesmos, um lugar tão fascinante quanto os pontos turísticos mais afamados do mundo e tão instigante quanto os destinos de aventura, que os folhetos das agências de viagens divulgam com entusiasmo.

A viagem para dentro de nós exige, de fato, uma certa dose de espírito de aventura. Às vezes não sabemos exatamente o que vamos encontrar, ainda que a maioria de nós conheça o local – porém nos esquecemos com frequência de suas belezas e desafios. É que o cotidiano, a falta de tempo e os pensamentos inúteis embaçam as lentes de nossas câmeras, nos impedindo de fotografar essas maravilhas para que, coladas à porta da geladeira, delas não nos esqueçamos.

Voltar, então, vez por outra, para nosso interior, é como restaurar as energias após uma viagem física, com a grande vantagem que é de graça e que não temos que desfazer malas e colocar um monte de roupas sujas para lavar na volta. Não precisamos enfrentar filas em aeroportos, rodoviárias, estações, estradas... E não corremos o risco de ter nossa bagagem extraviada. Pelo contrário, de lá traremos outra bagagem, aquela que deixará nosso cotidiano mais leve, nossas relações mais ricas e nossa vida cheia de significado.

Imagino um folheto da agência de viagens que propiciaria a ida para nosso interior. Poderia ter um ponto de luz muito forte na capa e, dentro, fotos de paisagens de tirar o fôlego, com todos os elementos da natureza presentes para que nos lembremos que fazemos parte dela – e que dela não somos donos. E quem sabe os seguintes dizeres: “Aproveite a oportunidade! Vá para dentro de você. Liberte-se de preconceitos que lhe foram impostos desde a infância e de julgamentos que sem dúvida você não está apto a fazer. Deixe que os pensamentos inúteis se esvaiam. O passado e o presente não existem: concentre-se no agora, ouça os ruídos à sua volta sem raciocinar sobre eles, sinta fluir o ar para dentro de seu corpo e conecte-se a uma energia mais forte. Veja como, ante a imensidão deste lugar, seus problemas são pequenos. Sinta que você tem força e capacidade para vencê-los, um a um... E perceba como você é especial. Perceba como a pessoa que está ao seu lado também é especial. E como, unidos, podemos fazer a diferença, espalhando esse amor, essa ausência de conflito e essa presença consciente para nosso cotidiano!”

E no final, os dizeres: “A Meditatur lhe deseja uma boa viagem.” Não, melhor: “...tem certeza ABSOLUTA de que você fará uma excelente viagem!”

.................................

Este texto faz parte do Exercício Criativo "Você é especial"

Saiba mais e conheça os outros textos acessando:

http://encantodasletras.50webs.com/voceeespecial.htm