OS DA SILVA

Segundo dados históricos, o nome Silva era um apelido que designava os habitantes das cidades provenientes da selva, em latim Silva significa Selva ou silvícola. No século I a.C., quando os romanos invadiram a Península Ibérica, alguns lusitanos teriam incoporado o nome. Em Portugal a família Silva era uma das mais bem consideradas, descendentes do Reis de Leão. No Brasil, a primeira linhagem natural surgiu oficialmente em 1612, com o desembarque do alfaiate português Pedro da Silva e seus parentes, com a abolição da escravatura, os Silvas se espalharam, porque os escravos passaram a se registrar com o sobrenome dos antigos donos. Assim, proliferaram os da Silva com direito a brasão, hoje encontramos sempre um da Silva em nosso meio, quem não conhece um da Silva, seja famoso ou anônimo, eles estão por toda parte, temos do trabalhador ao meliante da esquina. Porém a maioria dos brasileiros não gostam de usar o da Silva como nome de família, às vezes chegam a trocar o "de" por "e", ficando fulando e Silva, outros omitem na sua apresentação e na assinatura, talvez essa reação aconteça porque o nome seja vinculado a família de baixa renda, por consequência da abolição da escravatura, que apesar de ter passado de um século, ainda temos sequelas da má distribuição de renda em nosso país, atingindo em sua grande maioria os da Silva.

Também temos alguns brasileiros ilustres, cujo o nome de família é da Silva; no esporte temos o verdadeiro querido Ayrton Senna da Silva, na história o cabra arretado e corajoso Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, na música o malandro do bem Bezerra da Silva, no meio artístico o autor de novelas líder de audiência Agnaldo Silva, na política o grande líder apaziguador Luis Inácio Lula da Silva, entres outros famosos. Contudo não podemos esquecer que temos muitos da Silva nos presídios, por situações diversas, encontramos também nas ruas como mendigos, nos morros e favelas, e também na Academia seja como aluno ou professor, só desconheço na santidade, me refiro algum santo cujo nome seja "Santo Silva".

Marcos Soares Mariá
Enviado por Marcos Soares Mariá em 28/09/2005
Reeditado em 28/09/2005
Código do texto: T54483