Nem pensar...

Demerval é visto na comunidade da Rocinha onde mora, como um homem de princípios. Criou seus filhos, quatro meninas e um menino, debaixo de uma moral rígida feito um assembleiano. Uma tarde, chega na birosca do lugar para comprar pão e encontra Leopoldo, o vizinho do final da viela com uma cerveja na mão.

_ E aí Demerval?

_ Eu estou com raiva, muita raiva.

_ Que é isso homem? Raiva de que?

_ Dei muita porrada no muleque

_ Eu ouvi bem, você bateu em alguém?

_ Enchi a cara dele de porrada.

_ Você está transtornado, bateu com a cabeça, imagine dar porrada no muleque

_ Demerval a coisa pode ficar feia pro seu lado. – fala Amarildo o dono da birosca que ouvia tudo.

_ É, pode haver retaliação, invadirem sua casa, fazer alguma coisa com as meninas.

_ Ele mereceu. – fala ainda irado.

_ Sempre soubemos que você é cheio de moral, mas daí bater no muleque... nem parece você .

_ Cheguei em casa...- fala sem dar ouvido aos outros.

_ Deixa o pessoal do tráfico tomar satisfação, não vai ser uma boa.

_ Demerval eu acho que você deve se esconder por um tempo até baixar a poeira. – fala Amarildo mais uma vez se metendo na conversa.

_ ...estava tudo espalhado por cima da mesa.

_ Meu Deus homem, não quero nem pensar.

_ ...papéis... aquele cheiro... todos...

_ Cadê a Liota? Tem de contar pra ela Demerval, é sua mulher, vocês são uma família.

_ ...não. Na minha casa quero tudo direitinho, ali, na moral.

_ Coitado do muleque.

_ ...não é fácil pra um pai...

_ Filhos no tráfico é um grande problema.

_ Que tráfico? Está louco? Por causa daquela “net” que tem na dua casa, meu filho fica assistindo “Minha casa, sua casa” e inventou de decorar a nossa casa. A parede está “ameixa”, as cadeiras brancas com listras “pêssego” e “limão”, vasos de plantas cheios de buracos como renda, luminárias... Mandei botar de volta na parede o quadro da santa ceia, o plástico transparente em cima da mesa e o relógio de badalo que minha mãe trouxe do estrangeiro do Paraguai. Eu tinha em casa um “decorador” que agora está coberto de porrada.