DO FEUDALISMO AO FEUDO ACTUAL

Crónica

O Feudalismo foi institucionalizado pelos povos europeus no século X (D.C.), aquando das invasões dos bárbaros. Todavia esta forma de vassalagem existiu sempre desde os primórdios da civilização, tendo perdido visibilidade por volta de 1789. Ficou então o "feudo", a sua semente que as novas formas de sociedade aproveitaram para se organizarem em grupos feudais. São os actuais partidos políticos, que seguem e praticam o feudalismo encapotado. A Monarquia foi e é acusada de ser exclusiva detentora do feudalismo. Todavia, a República não deixou de seguir a mesma doutrina.

Assim, assistimos hoje na Europa e mesmo na maior parte dos Estados mundiais, o aproveitamento e aplicação do "Feudo". Podemos também fazer a mesma constatação no Colonialismo e na Globalização. No primeiro caso os vassalos (feudatários) eram os colonos e o povo, que estavam sujeitos aos colonialistas, (suseranos). No caso da Globalização, tomam o papel de vassalos os Estados Menores que são dominados e controlados pelos Estados Soberanos.

No caso particular de Portugal, nunca os feudos tiveram tanta importância. São eles que dominam a situação actual com os partidos políticos a serem os detentores do poder, através das suas ideologias radicais. E o povo, sem alternativas de sucesso possível, deixa-se enredar por esta forma de "feudalismo", pactuando na sua sustentação permanente. Enquanto as nossas vidas estiverem submetidas a regras e directrizes emanadas desses partidos, nunca será encontrada a porta da plena liberdade e a janela para um Mundo Novo.

Ruy Serrano - 10.12.3015

Ruy Serrano
Enviado por Ruy Serrano em 10/12/2015
Código do texto: T5475653
Classificação de conteúdo: seguro